Asian Football org

Futsal está em desenvolvimento na África. Foto: Asian Football org

Desde 2007 existe um projeto desportivo de base social em Lusaka, capital da Zâmbia. O objetivo de Tarak Mehta, um empresário de sucesso na Zâmbia e apaixonado pelo futsal, é ajudar a sociedade do seu país através do desporto que adora. Para isso, desde a sua criação, a Academia de Futsal Automotivo construiu um pavilhão (em 2015) e uma residência para atletas (concluída em 2020). Isso tem levado ao crescimento do interesse pelo futsal no país e, portanto, gerando uma inércia positiva em todo o continente africano.

Desde 2015, a Academia é dirigida por um treinador europeu, o italiano Andrea Cristoforetti, que implementou uma metodologia de trabalho que levou a ter uma equipa que é atualmente campeã da Primeira Divisão na Zâmbia e que conta com a maioria dos jogadores que compõem a seleção do país africano.

O que torna este projeto único é que não há interesses financeiros e o único objetivo é ajudar a sociedade através do futsal, investindo capital privado para melhorar a sociedade na Zâmbia. “Nosso principal objetivo é poder dar esperança a alguns meninos que realmente precisam”, diz o próprio Mehta.