Ser jogador profissional é o sonho de quase toda criança que nasce no Brasil. E a chance de atuar na Europa, com toda fama e glamour que envolve o Velho Continente, é uma ambição ainda maior para muitos deles. Pois é justamente esse caminho, que uma grande promessa do futsal jaraguaense está prestes a trilhar. De malas prontas, Andrew Zapella, de 16 anos, embarca nesta quinta-feira (5) para Itália, onde defenderá a Roma, um dos clubes mais tradicionais do mundo.

Eduardo Montecino

Revelação do Jaraguá segue para a Europa. Foto: Eduardo Montecino

Lá, o jovem atleta espera aprimorar ainda mais o talento que já apresentou em quadras brasileiras. Com início da formação feita na Escolinha Xoxo 10, o fixo esteve os últimos seis anos na base do Jaraguá Futsal, conquistando inúmeros títulos e tornando-se um dos grandes nomes das equipes menores do aurinegro.

Apesar do futuro sonho em jogar profissionalmente pelo clube da cidade natal, a oportunidade de ir para Europa tão cedo, falou mais alto. Uma mudança radical, mas vista como o momento certo, principalmente pelo planejamento traçado pela família. Há cerca de dois anos, o pai Gredson Zapella, 40, iniciou a busca por documentos para adquirir a cidadania italiana.

Eduardo Montecino

Pai Gredson (E) e mãe Jussara (D) planejam um futuro de sucesso para o filho nas quadras. Foto: Eduardo Montecino

Com a papelada em mãos, o processo seguinte foi enviar vídeos do filho captados ao longo da carreira, para algumas equipes italianas. Não demorou muito até a maioria dos times se interessarem pelo potencial do garoto.

A investida da Roma, porém, foi a que mais chamou atenção por três motivos: o forte trabalho de base do clube da capital italiana, o auxilio nas despesas de moradia e no processo de cidadania, além de um grande contrato de formação até Andrew completar 24 anos.

Eduardo Montecino

Andrew vinha se destacando na base do Jaraguá Futsal. Foto: Eduardo Montecino

“Sempre foi um sonho ser jogador, no Brasil ou fora daqui. Quando surgiu a oportunidade na Itália, não pensei duas vezes. Um dia posso voltar e vestir a camisa do Jaraguá profissionalmente, mas meu pensamento agora está na Europa e quero ser muito feliz lá”, destaca o atleta.