Na Dalla Valle Sports, em Francisco Beltrão, atletas e comissão técnica do Marreco Futsal conheceram mais um parceiro da equipe para o ano. Quem conversou com eles foi o psicanalista Marcelo Moya, que vai trabalhar durante a temporada temas como controle de ansiedade, como lidar com pressão e o comportamento da mente de um atleta.

Divulgação

Marcelo Moya durante entrevista para Marreco TV. Foto: Divulgação

Marcelo é formado pelo tripé freudiano (análise didata, formação teórica e supervisão clínica) na Escola Paulista de Psicanálise (de orientação britânica) e desenvolve a psicanálise aplicada ao esporte de alto rendimento. “Foi uma experiência bastante positiva de aceitação, de compreensão da proposta, do tema. A gente tentou relacionar a importância do trabalho com a saúde emocional e como isso está diretamente ligado a fatores como motivação, desempenho. No final, deixamos pra eles também uma palavra de desafio, falando um pouquinho como funciona a mente de um campeão”, disse o psicanalista, em entrevista à TV Marreco.

No decorrer do ano, o profissional vai trabalhar com casos pontuais dos atletas, no sentido de ajudar a lidar com as angústias e conflitos, e todos passarão por uma bateria de testes ligados a personalidade, ansiedade, estresse, performance, tudo relacionado a questões psicológicas. “O objetivo é de permitir que o clube tenha essas informações com maior precisão a respeito da realidade emocional de cada profissional”, comentou Moya, acrescentando que também acontecerão alguns encontros motivacionais.

Alto rendimento

De acordo com o psicanalista, a mente e o corpo trabalham em conjunto, mesmo exigindo-se muito da energia física, como é o caso de atletas de alto rendimento. “Mente e corpo não se dissocia. Assim como eles estão aqui hoje trabalhando a energia física, nós também lidamos com a energia psíquica e, às vezes, na hora do jogo, durante uma competição, o sujeito está bem fisicamente, mas não está bem emocionalmente. A demanda de energia psíquica, de lidar com estresse, com ansiedade, com autoestima, é fator determinante, então eu sempre falo de um corpo forte e de uma mente também forte pra enfrentar os desafios”, destacou.

Adolfo Pegoraro

Técnico Paulinho Gambier orienta a equipe em meio a pré-temporada. Foto: Adolfo Pegoraro

O técnico Paulinho Gambier se mostrou satisfeito com a experiência. “Quando cheguei aqui, compartilhei a ideia de fazer esse trabalho de mente e a diretoria concordou. O Marcelo está aí pra nos ajudar e é fundamental, hoje o alto nível depende também disso. Espero que essa parceria cresça e que a gente possa melhorar sempre a parte física, técnica, tática e a parte mental. A união depende de cada tijolinho, então é importante cada um se fortalecer individualmente pra depois fortalecer no coletivo”, disse Paulinho.