FIFA

Competição garante vaga para o Mundial. Foto: FIFA

O Concacaf Futsal Championship 2021 será disputada na Cidade da Guatemala, Guatemala, de 3 a 9 de maio, com todas as partidas da sétima edição da competição no Domo Polideportivo. O local tem uma longa história de sediar torneios internacionais de futsal, incluindo a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2000.

O Campeonato Concacaf de Futsal inaugural foi disputado em 1996 e, desde então, ocorre a cada quatro anos, como parte das eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal. A Costa Rica viajará para a Guatemala como detentora do título e campeã recorde, tendo o Los Ticos triunfado em 2000, 2012 e 2016. Os EUA ergueram o troféu em 1996 e 2004, enquanto a anfitriã Guatemala experimentou a glória em 2008.

Formato

Após a fase de grupos (3-5 de maio), as duas primeiras equipes de cada seção passam para as quartas-de-final, que serão disputadas no dia 7 de maio. Os quatro times vencedores avançam para as semifinais, ganhando assim uma passagem para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021 ™. As últimas quatro partidas serão disputadas no dia 8 de maio, com a final no dia seguinte.

Favoritos

Como atual campeã, a Costa Rica segue para a Guatemala de olho no sucesso mais uma vez. O Los Ticos chega ao torneio em boa forma, depois de ter derrotado Trinidad e Tobago por 7-1 e 8-2 nos últimos amistosos. Caso a Costa Rica se classifique para a Lituânia 2021, esta será sua quinta participação no torneio. Na última edição, na Colômbia, foi a única equipe da Concacaf a chegar às oitavas de final, o que mais avançou na competição.

Cuba, Guatemala e Panamá também têm planos de garantir uma vaga na Copa do Mundo de Futsal, o trio tendo se juntado à Costa Rica como representantes da Concacaf na Colômbia 2016. Todos os três saíram na fase de grupos, mas enquanto a ex-dupla voltou para casa sem somar um único ponto , O Panamá conseguiu pelo menos derrotar o Uzbequistão.

Os EUA ostentam o melhor recorde da região em Copas do Mundo de Futsal e são a única equipe da Concacaf a ter garantido uma classificação entre os quatro primeiros. Em 1992, os EUA conquistaram a medalha de prata em Hong Kong e também o bronze na Holanda em 1989.

Sob a orientação de Dusan Jakica, que se tornou o técnico da seleção masculina de futsal dos Estados Unidos em setembro de 2019, o Stars and Stripes se esforçará para se classificar para uma Copa do Mundo de Futsal pela primeira vez desde 2008. Eles participaram de cinco das seis primeiras edições do torneio (1989, 1992, 1996, 2004 e 2008).