Nem parecia a mesma Argentina da estreia do Sul-Americano. O time que deu trabalho para o Brasil no primeiro jogo da competição em Uberaba, Minas Gerias, foi presa fácil para a seleção brasileira. Vitória por 6 a 2 sem grandes sustos e título do Sul-Americano na bagagem para o Mundial. Pixote (3), Cabreúva (2) e Xuxa. A expectativa era que Falcão fizesse um gol para abrir 100 gols de frente para Manoel Tobias, 2º maior artilheiro do Brasil. O gol histórico, no entanto, ficou guardado para a Colômbia, no Mundial.

Depois do Sul-Americano em Uberaba, a seleção brasileira agora começa a se preparar para a disputa da Copa do Mundo de futsal, entre setembro e outubro deste ano.

O jogo

Se o domingo de Dia das Mães no Centro Olímpico começou com homenagens fora de quadra, dentro dela a partida prometia ser pegada. Com menos de um minuto, Ciço tomou cartão amarelo por falta dura em Vaporaki Alamiro. Diferente da primeira partida, a Argentina pressionava menos a saída de bola, mas se mantinha fechada perto do gol de Mossenson. O Brasil tentava chegar chutando de longe. Quando não parava no goleiro argentino, esbarrava na trave.

O gol saiu aos nove minutos com participação efetiva do goleiro Thiago. O camisa saiu jogando e bateu para o gol. Pixote, debaixo da trave deu de letra para abrir o placar em Uberaba. Aos onze, após saída errada da defesa argentina, Cabreúva ampliou. O Brasil amadurecia o terceiro gol que saiu com Xuxa após passe de Falcão. Com poucas chances até então, os argentinos diminuíram com Damián. Eles gostaram do jogo, adiantaram a marcação e por pouco não fizeram o segundo com Villalba. Mas uma linda troca de passes entre Falcão e Xuxa terminou com o gol de Pixote e ir com tranquilidade para o vestiário.

No intervalo do jogo, Falcão deu uma volta no ginásio com a Tocha Olímpica que fazia o percurso na cidade mineira deste domingo. Fernanda Roqueti , diretora de assuntos esportivos e educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba, foi quem entregou a tocha para o craque brasileiro dar a volta.

A Argentina voltou com a marcação adiantada e logo aos quatro minutos da segunda etapa colocou Corso como goleiro linha. A mudança não fez o efeito esperado. Na desatenção Matías, Cabreúva dividiu bola com o argentino, ganhou e só acompanhou a bola balançar a rede de Mossenson. Os argentinos mantinham a pressão no ataque, mas mesmo com goleiro linha, tinha dificuldade de passar pela defesa brasileira. E ainda ficava vulnerável. Com outro erro, quase Falcão marcou por cobertura. Aos 12, finalmente, a estratégia argentina deu certo. Depois de muita insistência e duas defesas de Tiago, Gonzalo pegou a sobra e diminuiu.

Para tentar evitar o goleiro linha argentino, o Brasil adiantou a marcação e passou a ficar mais com a bola. Porém, antes de terminar, Pixote fez mais um. Falcão não fez o dele. Mas antes do apito final fez a festa da torcida com dribles em comemoração da vitória por 6 a 2 e o título do Sul-Americano.

Escalação

Brasil: Tiago, Ciço, Cabreúva, Dieguinho, Jackson Entraram: Marlon, Pito, Murilo, Pixote, Xuxa, Falcão, Rodrigo, Dimas. Técnico: Serginho Schiochet

Argentina: Mossenson, Taffarel, Constantino Vaporaki, Vaporaki Alamiro, Kruger. Entraram: Damián Stazzone Damián, Sebastian Corso, Gonzalo Abdala, Matias Edelstein, Villalva. Técnico: Diego Giustozzi

Notícia: Felipe Santos
Imagens: Ricardo Artifon