Sportfile

Itália e Finlândia fizeram partida movimentada pelo grupo B. Foto: Sportfile

Cazaquistão 4-4 Eslovênia

O Cazaquistão se recuperou das derrotas de 1-0, 2-1 e 4-2 para dividir os pontos. Foi avisado quando Matej Fideršek acertou no poste e, aos 11 minutos, Nejc Hozjan derrubou o goleiro avançado Higuita e Denis Totošković rematou de longe. Para piorar as coisas para o Cazaquistão, Albert Akbalikov foi expulso após uma falta sobre o goleiro esloveno Nejc Berzelak, mas sua equipe sobreviveu ao power play e Douglas Junior empatou no intervalo, após escanteio de Edson.

No entanto, logo após o intervalo, a Eslovênia produziu uma cópia do goldo Cazaquistão, com o remate de Alen Fetić a bater com Fideršek no lado oposto. Birzhan Orazov logo empatou depois que a Eslovênia foi apanhada em posse de bola, mas Žiga Čeh fez o 3-2 ao pegar a bola em profundidade, avançou e rematou por cima de Higuita, e Teo Turk repetiu o truque alguns minutos depois. O brilhante toque de calcanhar de Zhomart Tokayev no remate de Taynan deu esperança ao Cazaquistão e, a dois minutos do fim, o remate de Douglas Junior passou por baixo do mergulhador Berzelak.

Douglas Junior, jogador do Cazaquistão: “Sabemos que hoje não jogamos como costumamos fazer, mas isso tem a ver com a forma como nos preparamos para este torneio, que estava longe de ser o ideal. nunca desistimos de lutar e fomos recompensados ​​com um empate.”

Žiga Čeh, jogador da Eslovênia: “Realmente não sei se podemos estar confiantes para o futuro ou simplesmente frustrados pelo facto de não termos conseguido manter a vantagem de 4-2. Jogámos muito bem e penso que conseguimos mereceu ganhar, mas é o que é.”

Estatística chave: Este é o segundo grupo do Futsal EURO a começar com um empate 4-4 após o Grupo D em 2018, quando a França defrontou a Espanha.

Itália 3-3 Finlândia

A Itália negou a Finlândia a menos de 90 segundos do final em um jogo com drama para igualar Cazaquistão x Eslovênia. O primeiro dos quatro estreantes na fase final a iniciar a sua campanha, a Finlândia marcou no primeiro minuto, com Henri Alamikkotervo a rematar de longe, após Jukka Kytölä ter defendido um pontapé de saída. No entanto, a Itália logo empatou quando Douglas Nicolodi cortou da ala esquerda e encontrou o canto superior.

A virada de Cainan de Matos e o chute de fora da chuteira colocaram a Itália em vantagem aos 30 minutos, mas o livre de Alamikkotervo empatou em dez segundos. E logo após Pano Autio, o capitão da Finlândia com mais de 100 gols internacionais em seu nome, fez um fantástico chute de longa distância para fazer o 3-2. A Itália acertou na trave mais de uma vez antes de De Matos empatar em uma abertura bem trabalhada.

Mićo Martić, treinador da Finlândia: “Estou contente com o resultado, estava a sonhar com isso! OK, sofremos o último gol, mas nosso goleiro foi fantástico e a Itália era um time poderoso.”

Stefano Mammarella, capitão da Itália: “Estávamos esperando um jogo tão difícil contra a Finlândia. Jogámos contra eles no passado e conhecemos suas qualidades, mas este é apenas o primeiro jogo. Vamos melhorar com certeza e precisaremos disso, pois estamos em um grupo apertado.”

Estatística-chave: Com 18 anos e 173 dias, o goleiro reserva da Itália, Dennis Berthod, é o jogador mais jovem de sempre a integrar uma equipa da fase final do EURO de Futsal, quebrando por 182 dias o recorde estabelecido em 2010 por outro jogador da Azzurra, Cristian Rizzo, num encontro com a Ucrânia.