Getty Images

Portugal não teve dificuldades para beter a Holanda. Foto: Getty Images

Portugal, detentor do título do UEFA Futsal EURO, lidera o Grupo A com três pontos de vantagem depois de bater a Holanda, seleção da casa, por 4-1 no Ziggo Dome, em Amesterdam; horas antes, no mesmo palco, a Ucrânia somou os seus primeiros pontos na prova ao golear a Sérvia por 6-1.

O Grupo A vai ter a sua conclusão na sexta-feira, dia em que os Países Baixos defrontam a Sérvia em Amesterdam e Portugal mede forças com a Ucrânia em Groningen. Na segunda-feira, a atenção volta-se para o Grupo B.

Sérvia 1-6 Ucrânia

Tal como havia feito no jogo inaugural frente aos Países Baixos, Mykhailo Zvarych marcou cedo para a Ucrânia, dando o melhor seguimento a uma assistência de Petro Shoturma. Mas, ao contrário do que havia sucedido quarta-feira, desta vez a Ucrânia deu seguimento a essa boa entrada no jogo e foi dilatando a vantagem mostrando uma eficácia notável, de tal forma que chegou ao intervalo a vencer já por 4-0.

Yaroslav Lebid fez o segundo e o terceiro gol dos ucranianos, primeiro com a ajuda de um desvio em Kristijan Vasić e depois com um forte disparo a passe de Danyil Abakshyn. Ihor Cherniavskyi, depois, assinou o quarto mesmo em cima do fim da primeira parte, culminando uma primeira parte de sonho da Ucrânia.

A Sérvia até foi quem mais arrematou nos primeiros 20 minutos e a tendência do jogo prosseguiu no segundo tempo. Mas a Ucrânia mostrou a mesma disciplina e resistiu firme aos ataques do adversário, antes de marcar mais dois gols. Zvarych finalizou em grande estilo uma excelente jogada coletiva a envolver todos os jogadores de campo e Ihor Korsun fez o sexto com um remate de longe, certeiro, para o fundo da baliza contrária, que estava deserta numa altura em que a Sérvia tentava o tudo por tudo.

Dragan Tomić ainda conseguiu, perto do fim, apontar o tento de honra dos sérvios, impedindo que a Ucrânia se tornasse na primeira seleção a terminar um jogo sem sofrer golos neste Europeu. A Sérvia segue sem pontos somados, mas ainda não está matematicamente eliminada.

Mykhailo Zvarych, jogador da Ucrânia: “Fizemos o trabalho de casa e estudámos muito bem o nosso adversário. Além disso, estávamos muito motivados para defrontar um adversário da qualidade da Sérvia. Jogámos como equipa e isso fez a diferença. Além disso, sentimos o apoio do nosso país.”

Estatística-chave: Ao vencer por cinco gols de diferença a Ucrânia igualou os números das sua maiores vitórias de sempre em fases finais do Futsal EURO: 5-0 à Croácia e 8-3 à Polônia em 2001, na fase de grupos.

Portugal 4-1 Holanda

A vitória deixou Portugal com três potos de vantagem no topo do Grupo A

Portugal ficou com três pontos de vantagem sobre a Holanda e a Ucrânia após uma vitória confortável sobre os anfitriões. O detentor do título dominou desde o início, mas teve um pouco de sorte na forma como conseguiu o primeiro gol, quando um remate de Zicky, após recolher uma bola perdida, desviou nas pernas do capitão holandês Oualid Saadouni.

Os anfitriões mantiveram-se firmes a defender e pareciam que iam chegar ao intervalo com apenas um tento de desvantagem, mas Zicky abriu em Pany Varela na esquerda e o autor de dois gols no triunfo de Portugal na final do Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA, em Outubro, aumentou a vantagem com um pontapé cruzado.

Pany voltou a marcar logo após o intervalo com um remate rasteiro que fez a bola passar por entre as pernas do goleiro contrário, mas a seleção da casa continuou a tentar e conseguiu marcar por Larcen Bouyouzan, aproveitando o ressalto a um pontapé de Jamal El Ghannouti desde o meio-campo que acertou na trave.

Já com Yosuhua St Juste a jogar como goleiro-linha nos holandeses, Afonso Jesus fez 4-1 no último minuto ao roubar a bola a Mats Velseboer antes de atirar para a baliza vazia. Com este resultado, os Países Baixos, tal como a Ucrânia, seguem a três pontos de Portugal.

Pany Varela, jogador de Portugal: “Foi um jogo competente da nossa parte. Sentimos que tínhamos de ser fortes desde o apito inicial, de forma a evitar o que se passou no primeiro jogo, e foi o que fizemos. Foi importante marcar cedo…estou feliz, com os meus dois gols, mas muito mais feliz pela vitória, que isso é o mais importante.”

Estatística-chave: Esta foi a a única ocasião em que os anfitriões defrontaram os detentores do título numa fase de grupos do Futsal EURO e o primeiro confronto deste tipo desde que Portugal perdeu o desempate por penaltis nas meias-finais de 2007 frente a Espanha, em Gondomar.