O Praia Clube retornou à Liga Nacional de Futsal em 2020, nove anos depois da última participação. E fez história. Com o fixo Neto no time, avançou pela primeira vez às oitavas de competição e, ainda, chegou às quartas. A continuidade do projeto time de Uberlândia foi confirmada para a próxima temporada, com a promessa de um elenco ainda mais competitivo.

Guilherme Mansueto

Neto foi líder em desarmes na LNF 2020. Foto: Guilherme Mansueto

Classificações inéditas

A LNF 2020 teve o início e o formato de disputa alterados por conta da pandemia de Covid-19. Com três grupos regionalizados, os cinco melhores de cada chave avançavam para as oitavas, além do sexto melhor no geral.

Após um início ruim, o Praia encontrou o caminho das vitórias e reagiu na competição. Na primeira fase, terminou na terceira colocação do Grupo A com 16 pontos, atrás apenas de Sorocaba e Corinthians, que se tornariam finalistas da competição.

Com a nona melhor campanha na classificação geral, o Praia Clube estreou em fase oitavas de final contra o Umuarama e eliminou o time paranaense na prorrogação do segundo jogo. Nas quartas, também de forma inédita, foi eliminado pelo Tubarão, de Santa Catarina. O time ficou a uma vitória da semifinal.

Orlando Bento

Praia Clube fez boa campanha na Liga Nacional de Futsal e foi até as quartas. Foto: Orlando Bento

Neto “tá on”

O fixo Neto, melhor jogador de futsal do mundo em 2012, retomou a carreira dois anos após se aposentar para representar o time da cidade natal pela primeira vez no profissional. Fez mais do que isso. Aos 38 anos, anotou quatro gols, deu cinco assistências e teve a melhor média de desarmes ao longo da competição, 20,8 por jogo.

Guilherme Mansuetto

Neto foi um dos destaques do Praia Clube na volta à elite do futsal. Foto: Guilherme Mansuetto

Campeão e artilheiro

Antes da temporada começar devido ao adiamento provocado pela pandemia, a LNF organizou um torneio on-line de Fifa 2020. O ala Zazá bateu jogadores rivais da Liga no futebol virtual e conquistou o título da competição. Em quadra, foi um dos protagonistas do Praia Clube ao lado de Neto. Ele anotou nove gols e foi o artilheiro da equipe na disputa.

Cairo César

Zazá foi campeão do LNFGames 2020. Foto: Cairo César

Vem, 2021

Se espelhando no voleibol do clube, o futsal promete longevidade ao projeto. Para 2021, a diretoria garantiu o treinador Marcelo Duarte, o Morcego, no comando e prometeu um elenco mais leve e com mais rodagem na Liga Nacional para chegar ainda mais longe na disputa.