André Sanano

Portugal segue mantendo força no Mundial. Foto: André Sanano

“Isso não é bola de futebol”, gritou Américo para o filho de seis anos, sacudindo furiosamente uma laranja enquanto o suco escorria pelas paredes de sua modesta casa. “Limpe antes que sua mãe fique chateada.” Chame-o de desobediente, mas 30 anos depois, Ricardinho ainda está jogando com uma bola pequena e pesada – e deixando seus pais em lágrimas. As laranjas estão agora, porém, firmes na fruteira. O futsal é o que ‘O Mágico’ aproveitou para gozar os frutos do desporto.

Todos menos um. Ricardinho foi eleito o Melhor Jogador do Mundo, um recorde seis vezes e em 2018 inspirou Portugal para o seu primeiro UEFA Futsal EURO – e seus pais caíram em lágrimas. O único troféu que falta em seu gabinete é a Copa do Mundo de Futsal da FIFA . Ricardinho conversa com o FIFA.com sobre sua missão de confiscá-la na Lituânia.

Quais são suas expectativas para o jogo das oitavas de final contra a Sérvia?

Queremos vencer cada jogo passo a passo. Sabemos que não será fácil. Temos um bom registo frente à Sérvia, mas com resultados realmente estreitos, sempre por um ou dois golos. Sabemos que eles são muito fortes fisicamente. Agora é a fase de mata-mata, não há margem para erros. Na fase de grupos, há 15, 20 por cento de margem de erro. Se você escorregar agora, vai para casa e ninguém quer voltar para casa agora.

Portugal ganhou o último UEFA Futsal EURO e uma equipa portuguesa é a detentora da UEFA Futsal Champions League. Você sente que há mais pressão sobre você agora?

Acho que a pressão é sempre boa. É um sinal de que você conquistou coisas, e isso vem com novas responsabilidades. Mas sempre digo que os candidatos são aqueles que já venceram: Argentina, Brasil e Espanha. Somos forasteiros que querem triunfar. Vamos trabalhar muito sem pressão sobre os ombros, porque nosso objetivo é passo a passo.

Qual é a meta de Portugal para a Lituânia 2021?

Viemos aqui com o objetivo de fazer melhor do que na edição anterior. Na última edição ficamos em quarto lugar. Nossa meta é superar isso. Não é fácil e temos que contar com a sorte do sorteio. Sabemos que, se superarmos a Sérvia, possivelmente enfrentaremos a Espanha na revanche da final do EURO. Mas, jogo a jogo, estamos trabalhando muito para vencer.

Quem são seus maiores rivais pelo título?

Agora mesmo eu iria com duas seleções que ganharam muito. Um deles pelo que é como equipe, que é a Argentina. E um deles pela capacidade individual, que é o Brasil. Eles têm muito talento. Não consigo decidir entre eles.

Qual a importância do gênio individual para ganhar troféus?

Acho que o gênio individual pode ganhar jogos na maior parte do tempo. Mas para ganhar ligas, para ganhar títulos como a Copa do Mundo, o EURO, é mais difícil triunfar apenas por gênio. O futsal é muito mais físico, tático. Esses gênios que podem ganhar jogos estão perdidos. Hoje, o que está comprovado é que as defesas ganham ligas e competições e é mais difícil para os jogadores serem criativos.

O que ganhar a Copa do Mundo significa para você?

Seria abrir a cortina lindamente, ganhar o único troféu que não tenho. Seria a forma perfeita de encerrar minha carreira internacional.

No início da sua vida, você brincou com laranjas enquanto crescia, certo?

(risos) Joguei futebol com muitas frutas! Meu pai trabalhava em um mercado de frutas e trazia muitas frutas para casa. Como nossas condições financeiras não eram boas, tive que me adaptar. Brincava com meias enroladas e laranjas, tentando dribles e outras coisas. Eu faria Keepy-uppies com laranjas – eu poderia fazer muito. Infelizmente, quebrei muitas laranjas na parede e meus pais não ficaram muito felizes!

Você pensa no que poderia ter acontecido se você tivesse seguido uma carreira no futebol?

(risos)Sonhamos muito, pensamos muito em muitas coisas. Mas a partir do momento em que decidi que o futsal seria a minha vida, deixei os sonhos do futebol para trás. Eu poderia ter sido um grande jogador e poderia ter sido apenas mais um jogador. Estou muito grato por ter escolhido o futsal.

O quanto o futsal mudou desde sua primeira Copa do Mundo em 2008?

Então, muito, muito. A transformação foi enorme. O futsal é muito mais rápido, mais tático, mais físico. Há um equilíbrio muito maior entre as seleções. Antes, havia uma grande diferença entre Brasil, Espanha e Rússia e os demais. Houve muitas outras surras. Espero que o futsal continue evoluindo.

O que você achou do Falcão?

Falcão é meu ídolo. Falcão sempre teve meu ídolo. Ele sempre foi um exemplo para mim. Sempre pensei em tentar chegar ao nível dele. Estou muito feliz por ter conseguido superá-lo em certas coisas. Em outras não, mas o mais importante é que todos escrevemos nossos próprios capítulos no futsal. Acredito que o Falcao sempre foi um dos maiores de todos os tempos e também consegui escrever uma página linda na história do futsal.

Você ganhou um recorde de seis prêmios de Melhor Jogador do Mundo. Você se considera o melhor jogador da história do futsal?

Eu não acho que você pode julgar isso. É como os recordes: Pelé marcou 77 gols, mas disputou muito menos partidas. Hoje os jogadores jogam muito mais partidas, é muito mais fácil marcar mais gols, quebrar mais recordes. Falcao nunca tocou fora do Brasil. Tobias jogou no Brasil e na Espanha. Joguei no Japão, Rússia, Espanha. Acho que todos conseguiram ser ídolos em suas ligas, em suas seleções. Acho que todos nós fomos heróis em nossas próprias eras.