Quem será capaz de parar o Brasil no Mundial da Colômbia? Candidatos não faltam, uma vez que a Copa do Mundo Fifa deste ano está recheada de craques atuando por outras seleções. Atual melhor jogador do mundo – escolhido na eleição anual do site Futsal Planet -, o português Ricardinho será uma das atrações. Ele estreia neste sábado, às 22h (de Brasília), contra os donos da casa (o Sportv transmite). Outro destaque é o espanhol Miguelín, que disputou com o astro de Portugal o último prêmio de melhor do mundo.

Sportsfile

Ricardinho é candidato a ser um dos astros do Mundial de Futsal deste ano. Foto: Sportsfile

A Copa do Mundo também tem estrelas do quilate do colombiano Angellot Caro e do iraniano Hossein Tayebi. Se estes dois são conhecidos pela habilidade, o Cazaquistão tem o seu principal destaque debaixo das traves. Trata-se de Léo Higuita, brasileiro naturalizado cazaque que disputa o seu primeiro Mundial. Em 2015, o carioca da Tijuca levou o prêmio de melhor goleiro do mundo após destacar-se pela seleção do Cazaquistão e pelo seu clube, o Kairat.

Saiba mais sobre as principais estrelas estrangeiras do Mundial de Futsal:

Ricardo, o mágico

Com apenas 1,67m de altura, o português de 31 anos tornou-se de uma das principais estrelas da modalidade nos últimos anos, ao ponto de Falcão dizer que “passou o seu bastão de Rei do Futsal” para o camisa 10 de Portugal. Autor de gols antológicos, como o marcado contra a Sérvia na Uefa Euro deste ano, Ricardinho é amigo de Falcão fora das quadras e tem tatuagens em homenagem ao camisa 12 nas duas pernas.

Zerosa Filho

Português tem tatuagens em homenagem ao amigo Falcão nas duas pernas. Foto: Zerosa Filho

Apelidado pela imprensa portuguesa de “o Mágico”, o ala surgiu no Benfica, clube que defendeu entre 2003 e 2010 e depois em 2011. O craque passou também por Nagoya Oceans, do Japão, e CSKA Moscou, da Rússia, antes de chegar à sua atual equipe, o InterMovistar, da Espanha, em 2013. Além de 2015, Ricardinho levou o prêmio Agla Futsal Awards do site Futsal Planet em 2010 e 2014. Além da estreia deste sábado contra a Colômbia, Portugal também enfrentará Panamá e Uzbequistão no Grupo A.

Miguelín, o goleador

Principal jogador da seleção espanhola na atualidade, Miguel Sayago Martí, o Miguelín, está com o Brasil engasgado. O ala de 30 anos integrava a seleção da Espanha vice-campeã mundial em 2012, na Tailândia. Na ocasião, a La Roja perdeu a final para o Brasil (placar agregado de 3 a 2) com um gol de Neto no fim da prorrogação. Habilidoso e com ótimo poder de finalização, Miguelín nasceu em Palma de Mallorca e atua no El Pozo Murcia.

Sportsfile

Miguelín é uma das estrelas da poderosa seleção espanhola. Foto: Sportsfile

No início do ano, Miguelín foi o grande destaque da conquista da Uefa Euro, disputada na Sérvia. Na decisão contra a Rússia, ele marcou duas vezes na vitória dos espanhóis por 7 a 3. O ala ainda terminou a competição como artilheiro – ao lado do companheiro de seleção Mario Rivillos – com seis gols. Campeã mundial em 2000 e 2004, a Espanha está no grupo F da Copa do Mundo da Colômbia, ao lado de Irã, Marrocos e Azerbaijão.

Angellot, o craque da galera

Em 2012, o mundo do futsal “descobriu” a Colômbia. Após surpreender nas Eliminatórias Sul-americanas, em Gramado (RS), e conseguir a inédita vaga para o Mundial, o selecionado colombiano ainda foi muito além das expectativas com um quarto lugar na Copa do Mundo da Tailândia. Dentre a equipe tricolor, os holofotes estavam todos voltados para o seu camisa 10. Rápido, habilidoso e esguio, Angellot Caro era a síntese de um futsal “moleque” e ofensivo.

Getty Images

Angellot tem a missão de comandar a anfitriã Colômbia no Mundial. Foto: Getty Images

Aos 27 anos, o ala já é uma realidade dentro do futsal mundial. Como a Copa do Mundo 2016 será em seu país, Angellot tem gerado boas expectativas dentre os colombianos, que sonham até com o título. Assim como Ricardinho, Angellot também é fã de Falcão. No ano passado, o colombiano revelou que recebeu convite do camisa 12 para atuar no seu lado no Sorocaba. A Colômbia estreia no Mundial contra Portugal neste sábado, em Cáli, às 22h (de Brasília).

Léo Higuita, talento tipo exportação

Nascido no Rio de Janeiro em 1986, Leonardo de Melo Vieira Leite ganhou o apelido inspirado no lendário ex-goleiro colombiano no fraldinha no Social Ramos Clube, em 1993. Na época, Higuita estava no auge da carreira, e Léo já mostrava que seria um goleiro com a mesma característica de sair jogando com os pés. Além de bom debaixo das traves, o carioca atua como um segundo fixo e tem gols importantes na carreira, como o do título continental de 2013 da sua equipe, o Kairat, na vitória por 4 a 3 sobre o Dínamo de Moscou pela final da competição.

Getty Images

O brasileiro Léo Higuita defende o gol do Cazaquistão. Foto: Getty Images

Higuita mudou-se para o Cazaquistão em 2009, depois de disputar a Liga Nacional de Futsal pelo Vasco. Em 2014, conquistou o Mundial Interclubes com o Kairat, tendo sido eleito o melhor jogador da competição. Como não teve oportunidades na seleção brasileira, acabou optando pela naturalização cazaque e hoje é o ídolo maior do futsal daquele país. O Cazaquistão está no grupo E, ao lado de Argentina, Costa Rica e Ilhas Salomão. A estreia será contra os argentinos na próxima segunda.

Tayebi, a esperança iraniana

As boas campanhas nos últimos Mundiais e a supremacia no continente asiático dão ao Irã o status de seleção mais temida dentre os países de fora do eixo América do Sul/Europa. E as esperanças iranianas ficam depositadas no talentoso ala Hossein Tayebi. Aos 27 anos, ele tem no currículo os títulos asiáticos de 2014 e 2016, quando mostrou que está e plena forma. Assim como no Mundial 2012, o Irã estreia na Copa do Mundo deste ano contra a Espanha. Na Tailândia, os asiáticos conseguiram arrancar um empate em 2 a 2.

Getty Images

Tayebi quer levar o Irã ao menos a uma semifinal. Foto: Getty Images

– Vamos ter que jogar essa primeira partida com todo o nosso coração. Estamos determinados a nos classificarmos para a próxima fase e estudamos bastante a Espanha para que façamos um jogo parecido como em 2012, quando empatamos em 2 a 2. Nosso objetivo nesse Mundial é chegar ao menos na semifinal. Sabemos que o futsal iraniano tem condições para isso e estamos trabalhando forte para chegarmos o mais longe possível nessa Copa – disse Tayebi, em entrevista ao site oficial da Fifa.