Robinho sabe o que fazer. O feiticeiro realiza seus truques fascinantes, chega ao seu quarto de hotel, pega o telefone e ouve seu filho cantarolar sobre magia. Magia, isto é, realizada por Cristiano Ronaldo. “Não importa o que o pai dele faça”, disse Robinho, rindo, “é tudo sobre Cristiano com ele”. Mas, para usar as palavras de um descendente de lituano, Bob Dylan, os tempos estão mudando na casa de Santos? Robinho iluminou esta Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021 ™ com sua malandragem e gols maravilhosos contra o Uzbequistão e o Vietnã e despertou o interesse de Ryan e Rebeca.

“Meus filhos estão realmente entrando na Copa do Mundo”, disse ele ao FIFA.com. “Eles estão assistindo todos os meus jogos, eles têm camisetas da Rússia. Minha filha Rebeca gosta muito de ginástica, dança, mas isso a deixa animada. Ryan está muito animado com isso, vendo seu pai marcar gols. Não me interpretem mal, Cristiano ainda é sua inspiração, não eu. Eu não acho que nada vai mudar isso. Bem, talvez se eu ganhar a Copa do Mundo (risos).” E é exatamente isso que o homem de 38 anos está almejando. O FIFA.com conversou com um dos melhores jogadores da Lituânia 2021 para discutir a final da Colômbia 2016, o confronto RFU-Argentina e se será sua última Copa do Mundo de Futsal.

FIFA

Robinho é uma das estrelas da Copa do Mundo. Foto: FIFA

FIFA.com: A Rússia perdeu por 5 a 4 para a Argentina na final de 2016. O que você lembra daquele jogo?

Robinho: Não sabíamos quase nada sobre a Argentina. Não estávamos acostumados a jogar contra eles. Era uma equipa fantástica, mas não sabíamos como seria a sua adversária. Fomos considerados favoritos pela nossa história e pela campanha que fizemos. Eliminamos a Espanha, eliminamos o Irã, que venceu o Brasil. Éramos uma grande equipa que foi melhorando cada vez mais durante a competição, impressionando toda a gente. Mas a Argentina realmente sabe como jogar. Eles não deixam a pressão chegar até eles. Quando estão perdendo, eles jogam da mesma maneira. Estávamos na frente na final, mas eles voltaram. É algo em que eles são incríveis. Veja o jogo do Paraguai. Eles ficaram 25 minutos atrás e, em apenas 15 minutos, venceram por 6-1. É uma equipa muito perigosa, uma grande equipa.

Melhores momentos de Rússia x Vietnã.

Você pode descrever suas emoções depois dessa final?

A Rússia nunca havia chegado a uma final de Copa do Mundo. Chegar lá foi histórico, uma grande conquista. Mas fiquei arrasado. Nós, brasileiros, somos imensamente ambiciosos, nada menos que o título é bom o suficiente. Você trabalha há quatro anos pensando na Copa do Mundo. Tivemos uma campanha incrível. Perder na final, em um jogo tão disputado, nos deixou arrasados. Você sabe que a próxima Copa do Mundo está daqui a quatro anos, você sabe o que terá que passar para chegar a outra final. É difícil se preparar para isso. Felizmente consegui e estou aqui tentando chegar a mais uma final, mas foi difícil tirar da cabeça aquela derrota para a Argentina.

Rússia x Argentina na final da Copa de 2016.

O que você espera das quartas de final?

Conseguimos manter o grosso da seleção de 2016. Acho que temos mais experiência, estamos preparados para enfrentar a Argentina. A maior parte de nossa equipe está sediada na Rússia. Todos nós conhecemos o jogo uns dos outros muito bem, enquanto algumas outras grandes equipes têm jogadores em todo o mundo.

Podemos esperar ver Eder Lima contra a Argentina?

É difícil se acertar fisicamente para jogar uma Copa do Mundo, com seu ritmo, quando você está fora por um tempo. Mas estamos trabalhando muito com ele e esperamos que esteja pronto para jogar [contra a Argentina]. Ele é obviamente um jogador incrível, então tê-lo será uma grande vantagem para nós.

Você marcou gols maravilhosos contra o Uzbequistão e o Vietnã. Qual você prefere?

Acho que o primeiro. Fiz uma jogada individual e, quando não tinha ângulo, tentei enganar o goleiro. Obviamente estou muito feliz por fazer gols, ainda mais em uma Copa do Mundo, mas o mais importante é que foram gols cruciais, ajudaram nosso time a vencer. Também estou muito feliz por ter feito assistências, porque assistir a golos é a coisa que mais gosto de fazer. Seja qual for o time no qual eu jogue, sempre fico muito feliz quando posso ajudar um companheiro de equipe a terminar uma competição como artilheiro.

Ivan Chishkala está na corrida. O que você acha dele?

Ele tem um grande futuro. Ele tem apenas 26 anos. Jogamos juntos desde os 16 anos e temos muita confiança no jogo um do outro. Ele é um jogador magnífico. Ele tem tudo para se tornar um dos melhores jogadores do mundo.

Quem você acha que são os favoritos para levantar o troféu?

Acho que o Brasil é o grande favorito pela qualidade indiscutível de seus jogadores. Eles têm tudo – um goleiro de ponta, defensores de topo, alas de topo, pivôs de topo. Eles confortavelmente têm o melhor time em termos de talento individual. E a Argentina. Não apenas por causa do time, mas também pela maneira como jogam.

Esta é sua última Copa do Mundo?

(pausa) Sinto-me um pouco triste por dizer isso, mas provavelmente. Tenho 38 anos. A próxima Copa do Mundo é em três anos. Não estou dizendo que isso seja definitivo. Vou tomar a decisão final depois do torneio, quando estiver mais calmo. É minha terceira Copa do Mundo. Jogar neste torneio é o máximo para qualquer jogador. Você não tem palavras para explicar isso. Fico triste em pensar que não terei essa experiência indescritível de novo, mas quero sair com força. Chegamos à final em 2016 e vamos dar tudo para levantar o troféu aqui.