O futebol brasileiro dá passos gradativos rumo ao retorno das atividades. Enquanto os estaduais são retomados aos poucos, as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro tiveram o início confirmado para agosto. Mas e as outras modalidades, como vôlei, basquete, futsal, entre outras?

O questionamento foi feito pelo capitão da seleção brasileira de futsal, Rodrigo Hardy, que alertou para o complicado momento vivido pelas demais modalidades esportivas, que em sua maioria sobrevive de verbas municipais e apoio de empresas. Segundo ele, é preciso olhar além do “milionário” mundo do futebol.

– Precisamos ser lembrados também. Não é porque o futebol é movido por milhões que os outros esportes terão que ser esquecidos. Precisamos fazer um protocolo para o futsal e voltar também – disse Rodrigo, que defende o retorno de todas as modalidades.

“Só o futebol vai voltar e as outras modalidades? Quantos milhões de atletas e famílias estão aí? Tem muita gente envolvida que está ficando desempregada”, questiona Rodrigo.

Ricardo Artifon CBFS

Rodrigo Hardy em ação pela seleção brasileira. Foto: Ricardo Artifon CBFS

Principal nome do Magnus, atual tricampeão mundial de clubes de futsal, Rodrigo cita o ano praticamente perdido até o momento para a modalidade. O time do interior paulista, por exemplo, entrou em quadra oficialmente em apenas dois jogos na temporada.

– Esse ano o futsal praticamente não atuou, logo que acabou a pré-temporada começou o caos da Covid-19. O futsal vive de empresas e prefeituras, muitos times estão em situações complicadas. Para o futsal, a perda é grande por não jogarmos. Não podemos deixar que o futsal ande 10 anos para trás – alerta Rodrigo.

– Técnica e taticamente o esporte vai sofrer muito com essa pausa. O atleta está acostumado a treinar diariamente. Os times que continuaram, como o nosso treinando todos os dias e o dobro em casa, terão que se virar. O importante é voltar, surfar o que o campo está vivendo – complementa.

Prefeitura Sorocaba

Arena Sorocaba, casa do futsal na cidade, é utilizada como hospital de campanha. Foto: Prefeitura Sorocaba

A Fifa adiou para 2021 diversas competições que estavam no calendário de 2020, por causa dos impactos da pandemia do coronavírus. A principal delas é a Copa do Mundo de futsal masculino, a ser realizada na Lituânia. A competição agora está prevista para acontecer entre 12 de setembro e 3 de outubro de 2021.

– Perdemos datas e encontros, além do Mundial que será ano que vem. Teremos que saber se teremos data Fifa para jogar, mas não vejo uma perda muito grande. A seleção vai ter um ano se virar, estaria jogando com 36 e agora terei 37, se for convocado. Isso que muda, mas o momento tinha que mudar mesmo, acho que foram bem em adiar a Copa – analisa.

Assessoria Magnus

Rodrigo, capitão do Sorocaba Futsal, em treinamento antes da pandemia. Foto: Assessoria Magnus

Em caso de retorno do futsal, Rodrigo sugere que a modalidade use as partidas para incentivas doações para pessoas atingidas pela pandemia.

– Ajudar financeiramente é complicado porque os atletas tiveram os salários cortados. Reuni empresários e conseguimos quatro toneladas de alimentos no momento mais complicado da pandemia e todo mês mantemos as doações juntos com nosso patrocinador. Acho que podemos usar os jogos para doar, assim como tem acontecido nos shows – disse.

Enquanto aguarda uma data para o retorno do calendário do futsal, Rodrigo e os demais jogadores do Sorocaba seguem rotina de treinamentos online, que são frequentemente transmitidos e compartilhados pelo clube nas redes sociais. A Arena Sorocaba, sede dos jogos do clube, atualmente é um hospital de campanha para pacientes diagnosticados com Covid-19.