UEFA Getty Images

Nando e Paulinho festejam o apuramento da Rússia. Foto: UEFA Getty Images

A Rússia, campeã em 1999, tornou-se a primeira seleção apurada para as quartas-de-final do UEFA Futsal EURO 2022, na qualidade de vencedora do Grupo C, depois de bater a Croácia por 4-0 e ver a Eslováquia empatar 2-2 com a Polónia.

Eslováquia e Polónia somam assim, ambas, um ponto cada, menos dois do que a Croácia. O Grupo C terá a sua conclusão no sábado, com a Eslováquia a medir forças com a Croácia em Groningen, enquanto a Polónia terá de vencer a Rússia em Amsterdã para poder ter hipóteses de se apurar. Antes, esta quarta-feira, joga-se a segunda jornada do Grupo D, em Groningen.

Croácia 0-4 Rússia

Vedran Matošević foi expulso logo no segundo minuto de jogo e a Rússia aproveitou a superioridade numérica momentânea para marcar o primeiro gol, assinado por Artem Antoshkin, que já havia apontado um “hat-trick” frente à Eslováquia. A Croácia voltou a contar, então, com cinco jogadores em campo, mas mesmo tal não impediu a Rússia de voltar a marcar, com Paulinho a dar o melhor seguimento a um passe de Kristian Čekol e a bater Žarko Luketin para o 2-0.

O terceiro gol surgiu mesmo em cima do intervalo, no seguimento de uma boa combinação entre Daniil Davydov e Ivan Chishkala, que concretizou com classe. O 4-0 final chegou na segunda parte, depois de Luketin ser desarmado por Artem Niyazov e Antoshkin aproveitar o ressalto para rematar de primeira para o fundo da baliza deserta.

Ivan Chishkala, jogador da Rússia: “Jogámos muito bem esta tarde, limitando o número de oportunidades criadas pelo nosso adversário. Ao mesmo tempo, criámos muitas ocasiões de golo, por isso estou muito satisfeito com a nossa atuação… Falei com Robinho [que se lesionou durante o jogo], e ele parece estar OK, mas precisa de ser examinado. Queremos muito que ele esteja bem, porque é obviamente um jogador muito importante para nós.”

Polónia 2-2 Eslováquia

Face ao triunfo da Rússia sobre a Eslováquia, a Polónia sabia que uma derrota a deixaria fora da luta pelo apuramento para as quartas-de-final e cedo ganhou vantagem, com Michał Kubik a assistir Tomasz Kriezel, que rematou fortíssimo, de pé direito, para o fundo das redes. Na resposta, a estrela da Eslováquia, Tomáš Drahovský, acertou no poste, mas os eslovacos marcaram mesmo, depois, a abrir o segundo tempo, por Matúš Ševčík, assistido por Patrik Zaťovič.

Drahovský mostrou, depois, faro de gol e, com um excelente trabalho de pés, rematou certeiro junto ao poste mais próximo. Mas a Polónia reagiu e acabou por chegar ao empate, por Patryk Hoły, a cruzamento de Sebastian Wojciechowski. A igualdade deixa as duas seleções ainda na luta pelo apuramento, mas só a primeira vitória de sempre em fases finais para cada uma delas, na derradeira jornada, sábado, lhes poderá valer um lugar nas quartas-de-final.

Tomáš Drahovský, jogador da Eslováquia: “Foi um jogo complicado. Sabíamos que a Polónia era forte e quisemos jogar de forma inteligente. Estivemos perto de ganhar e estou muito contente com o meu golo, que é o primeiro que marco num EURO. Foi pena termos deixado entrar aquele golo do empate, mas temos de contentar com um ponto e olhar em frente para o último jogo, que será muito importante.”