Dois dos quatro finalistas da edição do Mundial em 2016, na Colômbia, Rússia e Portugal confirmaram o primeiro lugar nos respectivos grupos das Eliminatórias da UEFA e garantiram classificação para a Copa do Mundo de Futsal 2020, que será realizada na Lituânia. Mais quatro vagas serão definidas na Europa.

Divulgação

Rússia comemora classificação para o Mundial 2020. Foto: Divulgação

No Grupo C, os russos derrotaram a Eslováquia (7-1), perderam para o Azerbaijão (4-3), mas se recuperaram com uma vitória por 4-3 sobre a Croácia, conquistando o primeiro lugar da chave e uma vaga no mundial.

No Grupo A, Portugal ficou invicto, começando com uma vitória sobre a Bielorrússia (2-1), seguido de um empate contra a Finlândia (2-2) e depois um triunfo decisivo por 4-1 contra a Itália.

Rússia e Portugal se juntam aos anfitriões Lituânia no torneio. A Lituânia 2020 marcará a sétima Copa do Mundo de Futsal da Rússia e a sexta de Portugal. O melhor resultado da Rússia veio na edição de 2016, onde conquistou uma medalha de prata depois de perder para a Argentina na final. Semifinalistas em 2016, o único desempenho superior de Portugal veio em 2000, quando terminaram em terceiro lugar.

UEFA

Portugal confirmou classificação para o Mundial eliminando a Itália. Foto: UEFA

Nas Eliminatórias europeias, mais dois lugares na Copa do Mundo de Futsal serão definidos ainda nesta semana, com o complemento nos Grupos B e D. Os líderes de cada chave avançam direto para o Mundial 2020.

No grupo B, a decisão do grupo está entre Espanha e Sérvia, que têm seis pontos. França e Ucrânia não têm mais chances de classificação. Já na chave D, Romênia, República Tcheca, Eslovênia e Cazaquistão lutam pela vaga.

Segundo colocado de cada grupo na repescagem  

A Finlândia e a Croácia, que terminaram respectivamente na segunda posição, nos Grupos A e C, ainda têm a chance de garantir uma vaga na Copa do Mundo de Futsal, na eliminatória de 9 a 12 de abril, juntamente dos segundos colocados no grupo B e D.

UEFA

Portugal é a terceira seleção da Europa confirmada na Copa do Mundo FIFA de Futsal 2020

Ao todo, sete vagas serão destinadas para o continente europeu na Copa do Mundo de Futsal 2020. Portugal (classificado no grupo A), Rússia (classificado no grupo C), Lituânia (país sede), primeiro lugar do grupo B, primeiro lugar do grupo D, além das duas melhores seleções da repescagem.