Manoel Idalgo

Campanha do clube em 2020 foi realizada em virtude da pandemia do coronavírus. Foto: Manoel Idalgo

Em comemoração ao dia 14 de junho, oficialmente o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Corinthians reforça o seu compromisso com o ato de doar e ajudar a quem precisa, bem como o de colaborar para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue da cidade de São Paulo. Assim, há 12 anos o Alvinegro promove o projeto Sangue Corinthiano, maior inciativa de doação feita por uma torcida em todo o Brasil.

Estima-se que uma bolsa de sangue possa salvar até quatro vidas. Em números atualizados em 2019 pelo Ministério da Saúde, 1,6% da população brasileira doa sangue (16 a cada mil habitantes) – a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que um país deve ter entre 1% e 3% da população como doadora.

A Sangue Corinthiano, por sua vez, já arrecadou mais de 60 mil bolsas em seus 12 anos de campanha. Com sua primeira edição em setembro de 2008, a Sangue Corinthiano é realizada através do contato entre pessoas de uma cidade e um hemocentro local. Anualmente, são três edições da campanha, também denominada “Dia do Corinthiano Doar Sangue”.

O projeto começou na Fundação Pró-Sangue, no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Ao longo dos anos, 16 cidades já receberam a campanha. Desde dezembro de 2014, a Arena Corinthians recebe as campanhas sangue Corinthiano. Esta edição, a 14ª do projeto, foi feita em homenagem ao Dr. Osmar de Oliveira, jornalista e médico corinthiano, que havia falecido em julho do mesmo ano.

No estádio alvinegro, as campanhas conseguem arrecadar cerca de 1,5 mil bolsas por edição. Em 2020, uma edição especial da campanha foi feita em virtude da pandemia do novo Coronavírus/Covid-19. No início do mês de abril, a Casa do Povo recebeu a Sangue em caráter emergencial – a doença tornou crítica a situação dos bancos de sangue da capital paulista nas primeiras semanas da quarentena. Mais de 1.200 pessoas doaram nesta edição.

Atualmente, em meio à pandemia, a doação está sendo feita por agendamento. O procedimento, adotado pela maioria dos bancos de sangue da capital paulista, tem como objetivo evitar aglomeração de pessoas nos postos. Parceira alvinegra na campanha Sangue Corinthiano, a Fundação Pró-Sangue indica o seu site oficial (www.prosangue.sp.gov.br) para o doador agendar a sua data. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 17h.

Manoel Idalgo

Em 12 edições, clube já arrecadou cerca de 60 mil bolsas de sangue. Foto: Manoel Idalgo