Depois de dois emocionantes empates no início do Grupo B do UEFA Futsal EURO 2022 na quinta-feira, a ação continua na segunda-feira no MartiniPlaza de Groningen, com a Itália a defrontar a Eslovénia e a Finlândia, o Cazaquistão.

Itália x Eslovênia

No final, a bicampeã Itália ficou aliviada ao sair do jogo inaugural contra a estreante Finlândia com um empate por 3-3 , com Cainan de Matos a empatar a 76 segundos do fim. A Eslovênia, por sua vez, vencia por 1 a 0, 2 a 1 e 4 a 2 contra o Cazaquistão e teve um desempenho excelente, mas a partida terminou em 4 a 4 – deixando este grupo em aberto.

A Eslovénia perdeu o experiente Gašper Vrhovec devido a um problema muscular durante o jogo com o Cazaquistão, o que significa que Kristjan Čujec optou por sair da reforma internacional devido a lesões que anunciou no final do ano passado para substituir o seu colega de longa data na equipa.

Mesmo antes da convocação de Čujec, a energia e a inteligência tática da Eslovênia chamaram a atenção durante o jogo de abertura e o capitão Igor Osredkar espera repetir o heroísmo de quatro anos atrás em Ljubljana, quando seus dois gols no final renderam a vitória por 2 a 1 sobre a Itália, que levou os anfitriões através de seu grupo à frente dos Azzurri.

Massimiliano Bellarte, seleccionador da Itália : “Precisamos vencer, precisamos da vitória para permanecer no torneio. Mas merecemos vencer por causa do trabalho que fizemos antes de vir para cá. Temos que dar tudo para vencer, porque acho que merecemos é… A Eslovênia é um oponente diferente da Finlândia, defende de uma maneira diferente e também ataca de outra maneira. Eles têm outras armas.”

Tomislav Horvat, seleccionador da Eslovénia : “A chegada de Čujec dá-nos qualidade. Todos sabem o que este jogador pode trazer. Os jogadores estão concentrados no próximo jogo, estamos prontos para defrontar a Itália. A equipa italiana é agressiva e aproveita erros de seus adversários. [Alex] Merlim é um dos três melhores jogadores do mundo. Ele merece atenção especial. Nós nos preparamos para detê-lo, mas você nunca pode detê-lo completamente porque ele é um dos melhores.”

Kristjan Čujec, novo convocado para a Eslovénia : “Parecia-me bem vir ajudar a selecção nacional, estes tipos com quem joguei praticamente durante toda a nossa carreira”.

Finlândia x Cazaquistão

Os recém-chegados devem ter notado que o Cazaquistão mostrou alguma vulnerabilidade contra a Eslovênia, especialmente com Higuita pego de forma incomum, mas Douglas Junior e companhia também demonstraram sua capacidade de revidar na adversidade.

O Cazaquistão espera que Dauren Tursagulov recupere da lesão que o afastou do jogo com a Eslovénia, embora o cartão vermelho de Albert Akbalikov o faça estar suspenso para o seu primeiro encontro oficial com a Finlândia. O treinador Kaká vai regressar ao banco depois de o adjunto Serhiy Koridze ter assumido o comando do jogo com a Eslovénia.

Mićo Martić, selecionador da Finlândia : “Fiquei um pouco surpreendido com o resultado do Cazaquistão no primeiro jogo. Mas sabemos que a Eslovénia é uma boa equipa, com jogadores habilidosos e rápidos. O [Cazaquistão] esteve fantástico no último Campeonato do Mundo. eles melhoraram com o passar dos minutos contra a Eslovênia. Acreditamos que podemos competir contra qualquer um, somos um time competitivo e vamos lutar nesse grupo. Acho que não vamos mudar muito. para manter seus principais jogadores longe do nosso objetivo. Temos que ficar de olho em seus melhores jogadores. Mas eles são todos bons, e teremos que fazer um bom jogo para obter um bom resultado.”

Kaká , treinador do Cazaquistão : “Estou feliz por estar aqui, principalmente porque estou aqui para a equipa. Espero um jogo muito ‘correr e disparar’, duas equipas muito rápidas. A Finlândia é forte, organizada e fisicamente poderosa. acho que veremos um jogo de futsal moderno, um bom jogo. Os jogadores estão cada vez melhores à medida que os jogos avançam e as equipas estão a melhorar.”

 Getty Images

O capitão Panu Autio esteve entre as estrelas do impressionante resultado de abertura da Finlândia. Foto: Getty Images