Nelson Terme

Ao longo da palestra, jogadores e comissão técnica foram apresentados às novas regras e inovações que encontrarão no Mundial da Lituânia. Foto: Nelson Terme

O aprendizado da Seleção Brasileira de Futsal vai muito além das atividades realizadas em quadra. Nessa quarta-feira (25), os atletas tiveram uma prova viva disso. Hospedada em hotel na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, a delegação do Brasil recebeu a visita do árbitro Gean Coelho Telles. Integrante do quadro da FIFA, o profissional foi convidado pela CBF e conduziu uma palestra para que os jogadores e comissão técnica chegassem atualizados sobre sobre as regras e inovações presentes na Copa do Mundo da Lituânia.

Um dos temas abordados durante a palestra foi o uso do VAR, que será utilizado pela primeira vez na história em uma partida oficial da Seleção Brasileira neste Mundial, em setembro. O árbitro de vídeo é novidade, inclusive, para boa parte do elenco da Canarinho que atua em clubes nacionais e não têm contato com a tecnologia em competições. Coordenador de Futsal da CBF, Lavoisier Freire exaltou a presença de um árbitro FIFA disposto a esclarecer quaisquer dúvidas para a delegação.

Nelson Terme

Ao longo da palestra, jogadores e comissão técnica foram apresentados às novas regras e inovações que encontrarão no Mundial da Lituânia. Foto: Nelson Terme

“A vinda de um árbitro FIFA, no caso o Gean, foi uma ação muito assertiva da CBF. Porque muitos atletas aqui não tinham se dado conta do quanto a regra esse ano havia modificado. Ela mudou em algumas ações. Se não me engano, já é a segunda vez (esse ano) que ela sofre mudanças. Então essa atualização foi de extrema importância, tanto para os jogadores quanto para a comissão técnica”, destacou Lavoisier, antes de discorrer sobre o uso do VAR.

“Em relação ao árbitro de vídeo, é uma novidade para todos. Alguns que já jogaram UEFA (Champions League) tiveram oportunidade de atuar com árbitro de vídeo. E mesmo assim não tiveram total entendimento, um consenso de como funcionaria de fato. O Gean esclareceu bastante sobre isso. É bom para os atletas pensarem na forma e no momento, em como agir no jogo”, completou.

Atleta do Barcelona e já habituado com a presença do árbitro de vídeo em seus compromissos nas ligas europeias, Ferrão celebrou a presença da tecnologia na Copa do Mundo FIFA da Lituânia. De acordo com o pivô do Brasil, a ferramenta ajuda minimizar erros e alavanca a prática da modalidade como um todo.

“Isso demonstra como o futsal vem crescendo, a galera já tem costume de ver isso (VAR) no futebol, e agora também no futsal. Lá na Espanha a gente já teve a assistência de vídeos em algumas competições, e acaba sendo mais justo. Porque, por vezes, rolam alguns lances muito rápidos, que o árbitro acaba não vendo, os jogadores questionam e fica aquela sensação de talvez estar sendo prejudicado. Com a assistência de vídeo, tudo fica mais claro e justo para os dois lados, além de dar mais competência para o árbitro”, explicou Ferrão.

Concentrada desde o dia 9 de agosto, quando se apresentou na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), e realizou exames médicos e testes físicos no Centro de Excelência do Futebol Brasileiro, a Seleção Brasileira vai em busca do hexa da Copa do Mundo – desde que a FIFA passou a chancelar a competição.

Nelson Terme

Ao longo da palestra, jogadores e comissão técnica foram apresentados às novas regras e inovações que encontrarão no Mundial da Lituânia. Foto: Nelson Terme