A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) divulgou nesta terça-feira os convocados para o Futsal All-Star, torneio que acontece em Miami, nos Estados Unidos, nos dias 23 e 24 de setembro. Podendo convocar os atletas que atuam fora do país, o técnico Marquinhos Xavier formou um grupo mesclando jogadores “europeus” e “nacionais”.

FPF

Marquinhos Xavier convocou atletas do Brasil e do exterior. Foto: FPF

Dentre os nomes na lista, destaque para o pivô Ferrão, do Barcelona, apontado como o melhor do mundo na posição na atualidade. O ala Bateria, um dos destaques da última edição da Liga Nacional de Futsal da Espanha, defendendo o Cartagena, também está entre os convocados. Dentre os mais experientes e com mais tempo de seleção, o fixo Rodrigo, do Magnus, encabeça a lista.

“Espero que o grupo tenha muita consciência, responsabilidade e a noção que as oportunidades agora estão reduzindo, estamos entrando em um ciclo final de definição deste grupo, e que cada um deles tenha na mente a possibilidade de aproveitar o máximo estas ultimas chances para que a comissão técnica tire todas as dúvidas”, destacou o técnico.

Divulgação

Bateria é um dos convocados pelo técnico Marquinhos Xavier. Foto: Divulgação

Além do Brasil, participam do Futsal All-Star as seleções de Argentina, Estados Unidos e México. O torneio será disputado no formato mata-mata, com disputa de terceiro lugar e final no dia seguinte. No dia 23, jogam Brasil e México às 20h. Quem passar pega o vencedor de Argentina e Estados Unidos, que se enfrentam às 22h do mesmo dia.

O palco do Futsal All-Star será o Marlins Park, estádio de beisebol com capacidade de 37.442 torcedores. Segundo Marquinhos Xavier, “estes jogos terão papel essencial, o de simular o mais próximo possível a realidade encontrada no mundial na Lituânia”.

– O resultado e parte técnica e tática são importantes, mas a questão física é o que mais queremos observar. É uma oportunidade de encontrar os atletas europeus em setembro da mesma forma que os encontremos no próximo ano, com poucas semanas de trabalho em seus clubes antes do início do período de preparação para a disputa do Mundial – finalizou o treinador.

FPF

Fixo Rodrigo é um dos mais experientes da Seleção Brasileira. Foto: FPF

Os convocados

Goleiros: Guitta (Sporting – POR) e Roncaglio (Benfica – POR);
Fixos: Rodrigo (Sorocaba) e Marlon (Inter Movistar – ESP);
Alas: Leandro Lino (Sorocaba), Gadeia (Inter Movistar – ESP), Danilo Baron (Sorocaba), Bruno (Joinville), Bateria (Jimbee Cartagena – ESP), Daniel Japonês (Barcelona – ESP) e Dyego (Barcelona – ESP);
Pivôs: Pito (Inter Movistar – ESP), Fits (Benfica – POR) e Ferrão (Barcelona – ESP).