Divulgação FIFA

Brasil conquistou a Copa do Mundo de 1989. Foto: Divulgação FIFA

Em setembro o Brasil inicia a caminhada em busca do oitavo título mundial de futsal – o sexto com a competição sendo realizada pela FIFA. E essa dinastia da seleção brasileira nos torneios mundiais começou em 1989, quando a entidade maior do futebol realizou a primeira Copa do Mundo, que teve a Holanda como sede.

Vale ressaltar que o Mundial daquele ano, marcou a transição do Futebol de Salão para o Futsal. Antes, as competições eram organizadas pela FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão), e como a CBF era atrelada à FIFUSA, ainda não havia uma seleção definitiva, sendo assim o time completo do Bradesco (RJ), representou nosso país.

Os brasileiros chegavam ao Mundial com dois títulos no currículo conquistados na época da FIFUSA. Porém, em quadra, o início contou com um susto: estreia contra a Hungria e derrota por 3 x 2 (Toca e Atila marcaram para a Seleção).

A recuperação não demorou, veio na rodada seguinte. Em duelo contra a Arábia Saudita, goleda por 8 x 0 para lavar a alma dos brasileiros. Os gols foram marcados por Raul, Toca (2x), Gilson, Benatti (2x), Atila e Neimar.

Fechando a primeira fase os brasileiros enfrentaram a Espanha, em confronto que tomou ares de grande rivalidade ao longo dos anos. Mais uma vitória do Brasil, desta vez por 4 a 1, com Raul, Benatti e Marquinhos balançando as redes.

Segunda fase

Naquela época o sistema de disputa foi diferenciado. Após os primeiros confrontos, as equipes se classificaram para formar um novo grupo. Os brasileiros caíram na chave com Argentina, Paraguai e Estados Unidos. No primeiro confronto da nova fase, a Seleção Brasileira encarou o Paraguai e venceu com tranquilidade: 5 x 1 no placar.  Depois foi a vez da Argentina sofrer com os brasileiros em ação. Vitória sobre nossos hermanos por 6 x 3.

Fechando esta segunda fase de Grupos, os americanos surpreenderam, venceram os brasileiros por 5 x 3 e garantiram vaga na semifinal com a melhor classificação na chave – seguido de Brasil.

Semifinal e final

No confronto eliminatório que iria decidir quem avançava, a Seleção Brasileira encarou a Bélgica. Em quadra, um empate emocionante por 3 x 3, que levou o jogo a ser decidido nos pênaltis. Melhor para os brasileiros, que saíram com a vitória após a disputa.

Na outra semifinal, os Estados Unidos caíram para os donos da casa. A Holanda desbancou a surpreendente seleção americana e garantiu vaga na disputa pelo primeiro título de Copa do Mundo de Futsal FIFA.

Na decisão pelo título, o Brasil levou a melhor com dois belos gols, um de Benatti e outro de Raul, que garantiram o triunfo por 2 x 1 na partida.

Final

Campeão: Brasil

Vice-campeão: Holanda

Terceiro: EUA

Quarto: Bélgica

Bola de Ouro adidas: Victor HERMANS (NED)

Chuteira de Ouro adidas: Laszlo ZSADANYI (HUN)

Prêmio FIFA Fair Play: EUA

Seleção Brasileira

  1. Silvio Sérgio Astor G. Machado (Lula)
  2. João Ricardo P. Sampaio (Cadinho)
  3. Dirceu Ventura Texeira (Dirceu)
  4. Gilson M. Moreira (Gilson)
  5. Marcos da Silva Simpson (Marquinhos)
  6. Sergio Benatti Pasculi de Curci (Benatti)
  7. Atila Storni (Atila)
  8. Raul de Cerqueira de Rezende (Raul)
  9. Carlos Octavio C. dos Santos (Toca)
  10. Carlos Alberto da Cunha (Carlos Alberto)
  11. Neimar José Valadares de Castro (Neimar)
  12. Sérgio Luiz Coelho Pinto (Serginho)
  13. Adílio de Oliveira Gonçalves (Adílio)