A Seleção Brasileira de Futsal iniciou os trabalhos de pré-temporada para as Eliminatórias da Copa do Mundo. Em Foz do Iguaçu, o grupo está reunido desde o domingo (24/1), mas apenas nesta segunda-feira (25/1) houve atividade – avaliações pela manhã e treino físico durante a tarde.

Uma das novidades na convocação de Serginho Schiochet para a disputa do torneio classificatório para o mundial é o ala Daniel. Depois de um ótimo ano em 2014, defendendo o Carlos Barbosa (RS) e a própria Seleção, o atleta foi contratado pelo Intermovistar, da Espanha, e rapidamente se adaptou, mas revela uma dificuldade em território espanhol.

“O que muda bastante é a parte tática, mas em qualquer outro time existe essa diferença por conta dos treinadores. No meu clube da Espanha, porém, o treinador costuma explorar muita jogada de bloqueio, aplica outro tipo de marcação. Eu na verdade não tive dificuldade na adaptação. Posso afirmar que o maior problema foi com o idioma, mas isso aos poucos vamos contornando”, diz.

A última vez do Samurai com a camisa amarelinha é de boa recordação. Daniel acabou conquistando o Grand Prix disputado em São Bernardo. Na competição, o ala balançou as redes em três oportunidades, duas delas na grande final, contra a Colômbia. Daniel ainda comemora a primeira chance com o técnico Serginho.

“Minha última vez na Seleção Brasileira foi em 2014, quando fomos campeões do Grand Prix. É sempre uma grande honra defender o país e minha grande preocupação quando fui para o exterior era a dificuldade de representar o Brasil. Desta vez, porém, a competição caiu em data FIFA e consegui a liberação para vestir novamente a camisa do Brasil. Espero representar bem a Seleção e aproveitar esta oportunidade”, afirma.

Sobre a competição, Daniel acredita que será bastante equilibrada. Ele ressalta a evolução dos adversários e aponta que o Brasil precisa entrar focado desde o início, com o primeiro pensamento de garantir a classificação para o Mundial para depois tentar conquistar o título das Eliminatórias.

“Precisamos dar o máximo dentro de quadra nestas Eliminatórias. O futsal na América do Sul evoluiu bastante, demonstrando um equilíbrio grande entre as Seleções. Não é com nome que vamos ganhar, precisamos ficar ligados e focados para buscar os resultados. Primeiro objetivo, claro, é conseguir a classificação para o Mundial, depois pensamos no título. Para isso precisamos estar 100% focados”, pontua.

Agenda

Depois do dia de avaliações e treino físico, a Seleção Brasileira inicia os trabalhos em quadra nesta terça-feira (26/1). O treino está marcado para 10h30 – horário de Brasília – e terá os portões abertos no Ginásio Costa Cavalcanti. Vale lembrar que o Brasil faz dois amistosos em Foz do Iguaçu antes de partir para o Paraguai, sede das Eliminatórias. Primeiro, no dia 31/1, os brasileiros encaram os paraguaios, às 14h15. Depois, no dia 2/2, será a vez de enfrentar o Uruguai. Os dois jogos terão transmissão ao vivo do canal por assinatura SporTV. Após os amistosos o grupo pega a estrada para Assunção, onde ocorre a competição classificatória para o Mundial.

A estreia do Brasil nas Eliminatórias será contra a Venezuela, no dia 5 de fevereiro, às 22h30. A Seleção caiu no Grupo A da competição e, além dos venezuelanos, terá pela frente Paraguai, Peru e Equador na primeira fase.

Na outra chave das Eliminatórias está Argentina, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Chile. A decisão do torneio classificatório, definindo os representantes Sul-Americanos do Mundial, ocorre no dia 13 de fevereiro.

Notícia: Assessoria de Imprensa CBFS
Imagem: Luis Domingues/ CBFS