A Seleção Brasileira de Futsal realizou o primeiro treino tático com bola no Ginásio Costa Cavalcante, em Foz do Iguaçu, Paraná. É a cidade das famosas cataratas que serve de casa para os brasileiros na preparação para as Eliminatórias da Copa do Mundo, que começam no dia 5 de fevereiro, no Paraguai.

Com todo o grupo reunido a partir desta terça-feira (26/1), o técnico Serginho Schiochet começou a testar as possíveis formações que poderá levar à quadra, orientando o posicionamento dos atletas e explorando movimentações com muita rapidez. Serginho espera aproveitar os confrontos diante de Paraguai, no dia 31/1, e Uruguai, no dia 2/2, para aprimorar o entrosamento dos atletas antes da disputa do torneio classificatório para o Mundial.

“Não temos muitos dias de treino, mas a qualidade do jogador brasileiro facilita muito o trabalho. É notável a disposição de todos em busca desta classificação para o Mundial. Temos ainda esses dois amistosos, contra Paraguai e Uruguai, que vão nos ajudar a dar um pouco mais de ritmo de competição”, afirma.

Serginho também aproveitou o primeiro contato com os convocados para revelar os capitães da Seleção durante as Eliminatórias. Campeões mundiais, o fixo Rodrigo (2012) e o ala Ari (2008 e 2012) ficaram com a responsabilidade de carregar a faixa – com Rodrigo sendo o capitão número um.

Na agenda

Vale lembrar que a Seleção disputa dois amistosos em Foz do Iguaçu. O primeiro, no dia 31 de janeiro, às 14h15, contra o Paraguai. O segundo duelo será contra o Uruguai, no dia 2 de fevereiro, às 18h15. Ambos terão transmissão ao vivo do canal por assinatura SporTV para todo o país.

Eliminatórias

Com sede na cidade de Assunção, no Paraguai, as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2016 irão classificar três países do continente para o Mundial. Os três primeiros colocados no fim da competição irão carimbar o passaporte para a Colômbia – que será sede da próxima Copa do Mundo e, por isso, já possui vaga garantida.

O Brasil caiu no Grupo A das Eliminatórias, ao lado de Paraguai, Venezuela, Peru e Equador. A estreia brasileira será no dia 5 de fevereiro, contra os venezuelanos. O confronto está marcado para 22h30 – horário de Brasília.

Na outra chave das Eliminatórias está Argentina, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Chile. A decisão do torneio classificatório, definindo os representantes Sul-Americanos do Mundial, ocorre no dia 13 de fevereiro. Confira a tabela completa clicando aqui.

Convocados Seleção Brasileira

Goleiros – Gian (Intelli), Tiago (Magnus Futsal) e Dudu (Krona);

Fixos – Caio (Gazprom – Rússia), Rafael Rato (InterMovistar) e Rodrigo (Magnus Futsal);

Alas – Ari (MFK Dinamo – Rússia), Daniel (InterMovistar – Espanha), Xuxa (Krona), Fernandinho (MFK Dinamo – Rússia), Bateria (Barcelona – Espanha), Marcênio (Gazpron – Rússia);

Pivôs – Jé (Kairat – Cazaquistão), Pito (Carlos Barbosa) e Diego (Magnus Futsal).

Notícia: CBFS
Imagem: Luis Domingues