A Seleção Brasileira de Futsal já tem mais um desafio marcado para 2016. Depois de conquistar as Eliminatórias para a Copa do Mundo, o Brasil volta a quadra no dia 12 de abril para um amistoso contra Cuba, na cidade de Maringá, interior do Paraná. O horário da partida ainda será definido.

Será um período curto de treinos, menos de uma semana, mas que é fundamental nesta caminhada de preparação para o Mundial, que ocorre no segundo semestre, na Colômbia. O técnico Serginho Schiochet conta novamente com uma convocação completa, reunindo atletas que atuam no Brasil e no exterior.

“É muito importante juntar todo o grupo novamente. Temos esse período curto de trabalho em Maringá, mas que mais na frente poderá se mostrar decisivo, principalmente na questão do entrosamento, por isso estamos dando uma sequência ao grupo que conquistou as Eliminatórias, mudando poucas peças”, explica.

O adversário da Seleção será Cuba, um país que ainda busca mais reconhecimento no futsal. Os cubanos já disputaram quatro Copas do Mundo, sendo a última em 2008, quando foram eliminados ainda na primeira fase. Na Concacaf, onde disputa as Eliminatórias, Cuba conquistou no máximo um segundo lugar.

“Cuba não é uma Seleção que figura entre as principais do Mundo, mas não se pode subestimar. Neste momento jogar contra os sul-americanos não seria tão interessante, já que atuamos com eles com frequência nos últimos meses, e os europeus estão em reta final de Eliminatórias. O importante é juntar os atletas para esse período de treinos e tentar aproveitar ao máximo esse amistoso contra os cubanos, que também tentarão mostrar seu valor em quadra”, pontua.

Na memória

E foi contra Cuba um dos confrontos mais memoráveis da Seleção Brasileira. Em 1996, as seleções se enfrentaram na Espanha e o Brasil levou a melhor sem contestação: goleada por 18 a 0 sobre os cubanos. Até hoje é a maior derrota sofrida pela Seleção de Cuba na modalidade.

Notícia:CBFS
Imagem: Luis Domingues