Aos 28 anos, ex-jogador do Carlos Barbosa assume a responsabilidade de substituir o craque, que ficou de fora das Eliminatórias. Brasil encara os donos da casa nesta 2ª

Ausente da seleção que está disputando as Eliminatórias em Assunção, Falcão tem no ala Marcênio o substituto no posto de dono da camisa 12 do Brasil, a mais nobre do futsal. Aos 28 anos, o mato-grossense se diz preparado para lidar com a responsabilidade de atuar com o mesmo número do craque, que pediu dispensa do grupo que está no Paraguai para ficar em Sorocaba cuidando da parte física. Nesta segunda, a seleção faz a sua segunda partida nas Eliminatórias. Os adversários são os donos da casa, em duelo que terá transmissão ao vivo doSporTV 2 a partir das 22h. Para Marcênio, está é mais uma oportunidade para continuar ganhando o seu espaço no grupo comandado por Serginho Schiochet.

– Todo mundo sabe o que a camisa 12 representa para o futsal, mas a responsabilidade seria a mesma se tivesse com outro número. Para mim é uma enorme satisfação estar usando a camisa 12. Venho trabalhando muito para estar na seleção e vou tentar aproveitar as oportunidades para que eu possa estar no Mundial – afirmou Marcênio, em entrevista para o GloboEsporte.com.

Apesar de nascido em Campo Grande (MS), Marcênio despontou no futsal com a camisa do Carlos Barbosa (RS), onde conquistou três Campeonatos Gaúchos, uma Liga Nacional, uma Taça Brasil, uma Libertadores e um Mundial. No fim de 2012, porém, o ala trocou a Serra Gaúcha pela Rússia para atuar pelo Gazprom-Ugra, uma das principais equipes do futsal local. A adaptação demorou um pouco para acontecer, contudo hoje Marcênio se sente um atleta mais experiente e preparado que há três anos.

– Foram várias as mudanças de Barbosa para a Rússia, pois tive que aprender outro estilo de jogo e me adaptar. No começo, foi muito difícil por causa do frio, idioma e etc, mas hoje estou muito bem adaptado e feliz na Rússia – comentou.

Marcênio Brasil Uruguai amistoso futsal (Foto: Luis Domingues/CBFS)Jogador quer o título das Eliminatórias Sul-americanas (Foto: Luis Domingues/CBFS)

O Brasil estreou nas Eliminatórias Sul-americanas na última sexta-feira. O adversário foi a Venezuela, que vendeu muito cara a derrota por 2 a 1. Para Marcênio, Argentina, Paraguai e Colômbia são os adversários mais perigosos da competição. Entretanto, ele confia no título do Brasil.

– O título aqui em Assunção é um grande passo para a seleção, pois com ele vem a confiança e a tranquilidade para trabalharmos até o Mundial – resumiu.

O Brasil está no grupo A das Eliminatórias ao lado de Paraguai, Venezuela, Peru e Equador. Na outra chave estão Argentina, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Chile. Na primeira fase os times jogam em turno único contra os rivais do mesmo grupo. Os dois primeiros de cada chave avançam à semifinal. A decisão será no dia 13 de fevereiro. Os três primeiros se classificam para o Mundial, que será disputado na Colômbia, em setembro.

CONFIRA A TABELA DAS ELIMINATÓRIAS

5 de Fevereiro (sexta-feira)
Colômbia 6 x 3 Chile
Argentina 4 x 2 Uruguai
Paraguai 2 x 2 Peru
Brasil 2 x 1 Venezuela
Folgas – Equador e Bolívia

6 de Fevereiro (sábado)
Uruguai 2 x 2 Bolívia
Chile 0 x 3 Argentina
Venezuela 2 x 6 Paraguai
Peru 1 x 3 Equador
Folgas – Brasil e Colômbia

7 de Fevereiro – Folga geral

8 de Fevereiro (segunda-feira)
18h – Equador x Venezuela
20h – Bolívia x Chile
22h – Paraguai x Brasil (SporTV)
23h30 – Argentina x Colômbia
Folgas – Peru e Uruguai

9 de Fevereiro (terça-feira)
18h – Brasil x Equador (SporTV)
20h – Colômbia x Bolívia
22h – Venezuela x Peru
23h30 – Chile x Uruguai
Folgas – Paraguai e Argentina

10 de Fevereiro (quarta-feira)
18h – Bolívia x Argentina
20h – Peru x Brasil
22h – Equador x Paraguai
23h30 – Uruguai x Colômbia
Folgas – Venezuela e Chile

11 de Fevereiro – Folga geral

12 de Fevereiro – Semifinais
21h30 – 1º do Grupo A x 2º do Grupo B
23h30 – 1º do Grupo B x 2º do Grupo A

13 de Fevereiro – Final
23h30 – Ganhador SF 1 x Ganhador SF 2

Notícia: Globo.com/Flávio Dilascio
Imagem: Luis Domingues/CBFS