Faltam sete dias para a decisão da Supercopa e a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) aproveitará esse período para intensificar os treinos. A partida será contra o Jaraguá, na casa do adversário, e o vencedor, além de ficar com o título, ficará com a vaga brasileira para a disputa da Libertadores da América.

Somente na temporada 2016, a ACBF já disputou 14 jogos, unindo as conquistas da Taça Brasil e do Torneio de Gramado. Após esse período cheio de compromissos, a equipe treinada por Marquinhos Xavier poderá treinar com mais tranquilidade. “Essa semana será cheia, como costumamos dizer. É quando a gente tem uma semana sem interferência de jogos. Poderemos fazer alguns ajustes, pois durante estas competições perdemos um pouco da treinabilidade. E a gente sente que isso já fez falta nos últimos jogos. Então agora teremos esse tempo para retomar”, avaliou o técnico.

A delegação seguirá com os treinos em dois turnos e no sábado, 02, pela manhã embarcará para Jaraguá do Sul. A viagem antecipada faz parte do planejamento para o confronto. “Viajar antes já ajuda para podermos focar mais e também tira o peso da viagem longa. Além disso, teremos a chance de treinar em dois períodos na Arena Jaraguá. Embora as dimensões da quadra sejam as mesmas da nossa, a amplitude do local é muito maior e isso interfere na referência dos atletas. Isso faz muita diferença. Então teremos a oportunidade de nos ambientar melhor”.

Marquinhos terá todo o elenco a disposição para o confronto. Pito, que lesionou-se na final da Taça Brasil, já está recuperado. No entanto, o planejamento do treinador é dar sequência para a equipe sem precisar da presença do atleta, que irá se transferir para o El Pozo, da Espanha, no final de abril. “O foco é treinar a equipe para seguir sem ele. A utilização do Pito no jogo será uma situação de segundo plano, pois ele ainda tem vínculo com a ACBF. Porém, o nosso foco é andar sem ele. Não é uma grande preocupação que tenho. A entrada dele no jogo dependerá das circunstâncias da partida e do rendimento do restante da equipe”.

A Supercopa é a decisão entre o campeão da Taça Brasil e da Liga Nacional de Futsal de 2015. O vencedor do confronto será o representante brasileiro na Libertadores, que será realizada no final de abril, em Maracaibo, na Venezuela.

Texto e Imagem: Ulisses Castro / ACBF