09.11_serginho_mundial2016_1Diferentemente deste ano, quando a seleção iniciou as atividades apenas no segundo semestre devido a uma grave crise no futsal brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) já tem definido praticamente todo o calendário da próxima temporada. O início dos trabalhos será no dia 25 de janeiro, quando o grupo convocado por Serginho Schiochet se apresenta em Foz do Iguaçu. A cidade paranaense receberá a seleção brasileira para uma pré-temporada de 10 dias. Após o período de treinamentos, o time verde-amarelo embarca para o Paraguai, onde disputa as Eliminatórias Sul-americanas para o Mundial 2016. A Copa do Mundo Fifa será em setembro na Colômbia.

– Dia 25 de janeiro nos apresentaremos em Foz do Iguaçu para os treinamentos visualizando as Eliminatórias. Teremos pelo menos 10 dias de treinamento antes da competição, não sei se é o adequado, mas já é alguma coisa – afirmou Serginho, que finalmente terá a opção de convocar jogadores que atuam fora do país por se tratar de uma “Data-Fifa”.

A Conmebol divulgou no fim de outubro os grupos das Eliminatórias Sul-americanas, que serão disputadas em Assunção. O Brasil está no grupo A, ao lado de Paraguai, Venezuela, Peru e Equador. Dentre os adversários da chave, apenas os paraguaios participaram do Grand Prix e perderam para os brasileiros por 3 a 1 na terceira rodada da primeira fase. Para Serginho, a competição em Uberaba (MG) teve um bom nível e serviu para dar-lhe um parâmetro do que será a próxima temporada.

– A competição em si foi muito boa, e o Brasil foi crescendo dentro das dificuldades que foram aparecendo. Pegamos o Irã na final, uma seleção que vem sendo trabalhada há muitos anos e nós com algumas dificuldades de planejamento por tudo o que passamos. Esse título vem coroar o trabalho que foi feito, principalmente nessa semana – comentou o treinador.

09.11_serginho_mundial2016_2

Sobre os jogadores convocados de última hora devido aos pedidos de dispensa de Corinthians e Intelli – os dois times pediram para desconvocar seus atletas chamados para o Grand Prix devido à semifinal da LNF -, Serginho deu a entender de que alguns dos novatos lhe agradaram, podendo receber novas oportunidades na seleção.

– O que eu te garanto é que as oportunidades aparecem para todos. Os jogadores que trouxemos aproveitaram a chance, nós sabemos que, se vamos fazer algo de diferente do que vínhamos fazendo, vamos estar muito tranquilos para tomar qualquer decisão – concluiu.

Notícia: Flávio Dilascio

Imagens: Ricardo Artifon/ CBFS