Treinador revela dificuldades na montagem do elenco, mas acredita que retorno de Falcão e jogadores de fora do país ajudarão no processo rumo ao mundial de futsal

31De volta ao Brasil após o terceiro lugar na Copa América de futsal, o técnico Serginho Schiochet avaliou a participação brasileira na competição. Após dias de incertezas com relação ao futuro da seleção, o retorno das atividades foi comemorado pelo treinador, que revela dificuldades na montagem do elenco pelo pouco tempo de treinamento que terá até o mundial do próximo ano.

– Ficamos um pouco chateados, até pela atuação do Brasil nos cinco jogos que fizemos. Tivemos dificuldades de treinamento, o Brasil foi dentro da competição crescendo e encaixando. Contra a Argentina fizemos um grande jogo, não soubemos definir na hora que tivemos chances e nos pênaltis é a famosa loteria. O momento da seleção brasileira é difícil, mas com um pouco de tempo organizando e tendo um pouco de treinamentos – avalia Schiochet.

O Brasil fechou a sua participação na Copa América com quatro vitórias e um empate. Na primeira fase, a seleção verde e amarela venceu Uruguai, Colômbia e Venezuela. Esta foi a segunda vez que o título da Copa América não ficou com os brasileiros. Campeão em nove oportunidades, o Brasil só não havia conquistado a edição 2003 do torneio, antes do presente evento.

A Copa América 2015 marcou o retorno das atividades da seleção brasileira depois de um “período sabático”. Por conta de uma grave crise envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e os principais jogadores do país, o time verde e amarelo ficou 284 dias sem atuar. Organizado pela Fifa e disputado de quatro em quatro anos, o próximo Mundial acontece em setembro do ano que vem, na Colômbia. As Eliminatórias Sul-americanas ainda não foram marcadas pela Conmebol.

Sem poder contar na Copa América com o craque Falcão, lesionado, e sem os jogadores que atuam fora do país, Serginho revela que pretende contar com jogadores de fora do país.

– Estava no meu planejamento desde o ano passado. A intenção seria, mas esbarramos em problemas financeiros para trazer jogadores de fora, mas quero pelo menos dois atletas no amistoso contra Portugal. No Grand Prix, por não ser uma data Fifa, não poderemos convocar esses atletas.

O próximo compromisso da seleção será no dia 22 de setembro, um amistoso contra Portugal na Arena Castelão, em Fortaleza. A partida marcará o retorno do craque Falcão ao selecionado canarinho.

Notícia: GloboEsporte.com
Imagem: Luis Domingues/CBFS