trabalha paralelamente na organização das demais séries como Prata e Bronze

Grupo da Assoeva está na sétima semana de treinos. Foto: trabalha paralelamente na organização das demais séries como Prata e Bronze

A Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) já definiu a nominata de participantes, fórmula de disputa e data de início do Campeonato Estadual Série Ouro 2021. “Nos adiantamos e com a participação considerável das equipes, projetamos o Estadual para que todas as agremiações possam se organizar melhor”, destaca Genoar Soares que integra o departamento de competições da entidade com sede na capital gaúcha.

A projeção do Estadual de forma adiantada está aliada a organização necessária das equipes. “Enquanto que muitas delas já começaram as primeiras atividades com um plantel pré-definido, outras ainda estão começando um trabalho praticamente do zero. Por isso é viável essa de dar tempo ao tempo. A data pré-agendada para a bola rolar é o mês de junho”, destaca Genoar.

A Série Ouro conta com 14 equipes que num primeiro momento estão divididas em um grupo. “Conforme a vontade dos dirigentes por um maior número de jogos ao menos na primeira fase, optamos pela composição de uma fórmula de disputa de todos contra todos. Assim cada agremiação terá direito a 13 jogos na primeira fase”, acrescenta Genoar. A divisão ímpar do número de jogos será de sete compromissos em casa e seis fora para algumas agremiações. “Outras terá seis jogos como mandante e sete como visitantes”, enfatiza.

Ele relata ainda que a fórmula de disputa prevê a classificação de oito equipes na geral. “Posteriormente vem a fase quartas de final, semifinal e final. Entre as equipes que irão estrear em casa está o Passo Fundo, campeão de 2020”, completa.

Além da Série Ouro que está encaminhada, a FGFS trabalha paralelamente na organização das demais séries como Prata e Bronze, sem deixar de lado toda atenção possível e necessária para as disputas com as categorias de base. Ainda em relação a Série Ouro, que não conta com a participação da Assoeva e que assim deve migrar para as competições da Liga Gaúcha, Genoar afirma que a FGFS não é favorável a unificação das competições. “É bom deixar claro que a Federação Gaúcha de Futsal terá seu próprio Estadual e além disso é o oficial que a modalidade tem na atualidade”, completa o Diretor.

91 – é o número de jogos programados para a primeira fase do Estadual

Na soma dos 14 jogos eliminatórios a partir do mata-mata, a Série Ouro de Futsal terá um total de 105 jogos. Enquanto que aguarda pela liberação da tabela de jogos da Liga Nacional de Futsal, a Assoeva/Unisc/ALM mantém os trabalhos de pré-temporada no ginásio Poliesportivo. Plantel está na sétima semana de atividades onde num primeiro momento foi priorizada a parte física.

O técnico Morruga tem nos últimos dias intensificado os trabalhos táticos. “Faz falta aquele teste mais forte como a realização de alguns amistosos. O momento infelizmente não requer esse envolvimento maior entre as equipes e por isso buscamos trabalhar todas as ações de jogo possíveis para tentar chegar no mínimo mais perto de uma realidade. Complica ainda mais a gente alcançar um bom nível de jogo mas é algo que todas as equipes convivem no momento. É mais um adversidade imposta de momento”, destaca o comandante.