Sete títulos em menos de quatro anos. A marca seria motivo para qualquer clube no mundo ter interesse em contar com um técnico tão vitorioso em um curto espaço de tempo. É com essa credencial que Ricardo Di Izeppe, mais conhecido como Mister Ricardinho, desenha trajetória promissora no futsal brasileiro e mundial. Ricardinho passa carreira de técnico a limpo: veja histórias e bastidores AQUI.

Com apenas 44 anos, Ricardinho tornou-se um dos mais vitoriosos técnicos da história do futsal nacional em praticamente quatro anos na função. Jogador vitorioso com passagens por Corinthians, Joinville, Santos e Magnus, o “Mister” não esperava fazer sucesso em tão pouco tempo na nova carreira.

– Sempre me via nessa função quando parasse de jogar. É minha vida, não sei fazer outra coisa. O início foi muito difícil, quando assumi (2018) o time teve uma mudança financeira. Tive que recomeçar do zero, com o Falcão já parando. Ele ainda ficou um ano, me ajudou muito, mas tive que recomeçar e trabalhar com os meninos da base. Foi complicado, mas ainda conseguimos ser campeões do mundo e chegar à semifinal da Liga. Foi um ano muito importante, o mais complicado que tive, mas que consegui colocar minha filosofia de um futsal para frente, alegre e ofensivo – disse Ricardinho.

Danilo Camargo

Ricardinho com a taça de campeão da Liga Nacional de Futsal 2020. Foto: Danilo Camargo

Ricardinho ostenta outras marcas que impressionam. O técnico tem 50% de aproveitamento em títulos. Isso mesmo, dos 14 campeonatos que disputou, ele foi campeão em sete. Se não bastasse levantar a taça, todos os títulos foram conquistados de maneira invicta. O mais especial deles foi a Liga Nacional de Futsal de 2020, principal torneio do futsal brasileiro, tornando o Magnus o único clube da história a ser campeão sem sofrer uma derrota sequer.

– Não suporto perder, tenho a competividade comigo. Todo dia temos que nos reiventar e fazer diferente. A Liga eu tinha como objetivo porque era também a meta do projeto com o novo patrocinador. O time tinha oito meninos que tinham subido e formar uma equipe campeã assim é difícil. Acho difícil ter outra equipe campeã invicta, mas o mais legal foi formar e revelar jogadores. Ser campeão da Liga sem perder nenhum jogo é algo que vai ficar para a história – relembra Ricardinho.

O Magnus ficou exatos 19 meses sem ser derrotado em jogos válidos pela Liga Nacional de Futsal, uma espécie de “Brasileirão” do futsal. Foram 28 jogos no período, com 23 vitórias, cinco empates e aproveitamento de 88%. Veja abaixo os números de Ricardinho no comando do Sorocaba ano a ano.

2018: 72 jogos | 44 vitórias | 13 empates | 15 derrotas: 67% de aproveitamento

2019: 64 jogos | 44 vitórias | 8 empares | 12 derrotas: 73% de aproveitamento

2020: 31 jogos | 27 vitórias | 4 empates | 0 derrotas: 91% de aproveitamento

2021: 33 jogos | 25 vitórias | 5 empates | 3 derrotas: 80% de aproveitamento

Guilherme Mansueto

Ricardinho em ação durante jogo do Magnus. Foto: Guilherme Mansueto

São exatos 200 jogos à frente do Magnus  – projeto criado e liderado até 2018 por Falcão -, com 140 vitórias, 30 empates e 30 derrotas, aproveitamento de 75%. No período, Ricardinho conquistou dois Mundiais de Clubes, duas Supercopas de Futsal, uma Liga Nacional, uma Taça Brasil, além do Campeonato Paulista. Ainda como jogador do Magnus, entre 2014 e 2017, foi campeão da Liga Nacional, Mundial, da Libertadores, entre outros.

– Não me ligo nesses números, já passaram quase quatro anos e agora que soube. É impressionante, ter 75% de aproveitamento e você ainda ter mais jogos no fim do ano para aumentar isso. Mas nunca me preocupei, o grande objetivo era transformar a vida dos atletas. Não vou ficar aqui para sempre, ninguém é insubstituível, mas qualidade você não substitui. O que nós fizemos aqui é algo gratificante, acho que isso é o que fica, eles terem acreditado no projeto e em um cara que era jogador e estava ao lado deles.

Arte GE

Ricardinho ostenta sete títulos em menos de quatro anos como técnico do Magnus. Foto: Arte GE

O técnico pode aumentar a lista de conquistas ainda nesta temporada. O Magnus disputa as oitavas de final da Liga Nacional de Futsal, além de ter conquistado o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Paulista, assegurando vaga na decisão do título caso não conquiste também o segundo turno.

E o técnico também usa da estratégia fora de quadra. Ricardinho adotou o “Mister”, termo utilizado por Jorge Jesus durante a passagem pelo Flamengo. A ideia foi aliar o marketing pessoal com a proposta de aumentar o respeito interno pelos treinadores brasileiros.

– Isso foi muito legal. O brasileiro tem uma síndrome de vira-lata. Quando a gente vai para fora do país, todos chamam os treinadores de mister. Quando o Jorge Jesus veio para o Brasil, também só chamaram ele assim. Por que? Porque o cara veio de fora e baba ovo do cara. Por que nós não podemos também ser chamados assim? Quem começou com isso foi o Leozinho, ele brincava comigo sobre isso porque é flamenguista. Quando tivemos a série do Fred, que foi um divisor de águas aqui, ele também me disse para adotar isso. Mas pensei que seria estranho um cara com três anos de carreira começar com isso de mister. Mudei o nome no Instagram e acho que é um respeito, reconhecimento para todos os treinadores. Virou uma marca e é muito gratificante – explica Ricardinho.

Arte Clayton Esteves Tv Tem

Charge: Mister Ricardinho enfileira títulos no comando do Magnus. Foto: Arte Clayton Esteves Tv Tem

Com resultados expressivos em um curto espaço de tempo, o treinador revela sondagens do exterior. Diferentemente do futebol, o futsal ao redor do mundo não possui grande rotatividade, o que acaba dando oportunidade aos trabalhos a longo prazo.

– Os resultados falam por si só. Se a gente perde nos primeiros anos, a coisa mudaria. Tive uma proposta concreta no meio deste ano para fora, mas tenho mais um ano de contrato aqui e quero ficar. Tenho total confiança do que nós fazemos, mas as sondagens acontecem. Tenho o sonho de trabalhar fora do Brasil, tenho apenas quatro anos como treinador e sei que isso vai chegar. Tenho mais um ano de contrato, então espero fazer bastante coisa em mais um ano.

Criado em 2014 por Falcão e pelo gestor Fellipe Drommond, o Magnus tornou-se rapidamente um dos principais times do futsal brasileiro, inicialmente capitaneado pela Brasil Kirin e a partir de 2016 pela Magnus. Desde então, foi tricampeão mundial de clubes, bicampeão da Liga Nacional, bicampeão da Supercopa, bicampeão da Liga Paulista, campeão Sul-Americano, campeão da Libertadores, campeão paulista, entre outros.