Helen Boto Inter FS

O Inter superou um novo marco ao vencer o Hovocubo. Foto: Helen Boto Inter FS

O atual campeão Barça e os antigos vencedores Inter, Benfica, Sporting, Kairat e Ugra estão entre as equipas que se classificaram para as oitavas de final, depois da  UEFA Futsal Champions League disputados na sexta-feira e sábado. O sorteio das oitavas de final será transmitido ao vivo às 14:00 CET de quinta-feira, com os empates de 16 a 21 de fevereiro decidindo as oito equipes que avançam para as finais.

O Barça começou sua defesa do título de alguma forma contra o estreante Prishtina, com Esquerdinha marcando um “hat-trick” no Palau Blaugrana, onde ergueu o troféu em outubro, mas Sergio Lozano saiu lesionado. Cinco vezes campeão, o Inter foi o primeiro time a somar 400 gols nesta competição, quando Cecilio Morales, em sua estreia nas competições europeias, marcou o quinto diante do Hovocubo.

Entre os artilheiros do Kairat bicampeão está Humberto, que voltou na semana passada do ACCS para o clube onde ergueu o troféu em 2015. O Sporting, vencedor de 2019, tornou-se na quarta equipa a atingir 70 jogos de clubes de futsal da UEFA, depois de Kairat, Chrudim e Inter, com nove jogadores diferentes a marcarem contra o Gentofte, a 49ª vitória do Lions na Europa.

O campeão de 2016, o Ugra, teve de se recuperar para vencer o estreante bósnio Salines. Os outros participantes russos, os medalhistas de bronze KPRF em 2020, passaram mais confortavelmente. Vencedores de 2010 A vitória do Benfica no terreno do Minerva garantiu a progressão de todos os antigos campeões envolvidos nesta temporada. Daniel Araujo marcou cinco golos na sequência da estreia do United Galati com uma vitória impressionante no recorde de Bielsko-Biała.

Outra equipa manteve a sua campanha inaugural nas oitavas de final, com o Olmissum a derrotar o Charleroi. Os terceiros estreantes a seguir em frente são o ACCS, que ultrapassou o Pesaro na maior disputa de pênaltis da história das competições de futsal da UEFA, vencendo por 8-7 após nove chutes cada.

O Aktobe é a outra equipe das oitavas de final pela primeira vez, depois de ter ficado de fora da rodada de elite na estreia na temporada passada. O Dobovec perdeu por duas vezes, mas o golo de Tihomir Novak no último minuto pôs fim às esperanças de o Luxol se tornar o primeiro clube maltês a chegar às oitavas de final de uma competição da UEFA desde 1984/85 (e apenas o quarto). Os gêmeos Pavel e David Drozd marcaram na derrota de Chrudim sobre Differdange.

Sexta-feira 15 de janeiro

Barça 9-2 FC Prishtina

Sábado 16 de janeiro

Viten Orsha 3-5 Kairat Almaty

Inter FS 6-2 Hovocubo

Kherson 5-1 Shkupi 1927

AEK Futsal Clube 2-5 Aktobe

Sporting CP 12-1 Futsal Gentofte

Registro Bielsko-Biała 3-6 United Galati

Hohenstein-Ernstthal 0-2 Vytis

Omonia Nicosia 0-2 Berettyóújfalu

Lučenec 1-7 KPRF

Luxol St. Andrews 2-3 Dobovec

FC Salines 2-5 Ugra Yugorsk

Olmissum 4-1 Time de Futsal Charleroi

ACCS Asnières Villeneuve 92 2-2 Pesaro (aet, ACCS vitória por 8-7 nos pênaltis)

Chrudim 4-0 Differdange

Futsal Minerva 1-5 Benfica

Nove times selecionados para esta rodada juntaram-se aos 23 vencedores da rodada preliminar.

O Barça tornou-se apenas o segundo tricampeão na temporada passada. Entre as equipas que também iniciaram esta jornada estiveram o pentacampeão Inter FS e os antigos campeões Sporting CP, Kairat Almaty, Benfica e Ugra.

O Kairat entra pela 17ª vez. Cinco equipes passaram pela fase preliminar na estreia: Olmissum, United Galati, Salines, Prishtina Futsal, ACCS. A equipa do campeão francês ACCS inclui Ortiz e Ricardinho e são treinados por Jesús Velasco, todos vencedores do Inter.

Todos os jogos de futsal da UEFA devem ser disputados à porta fechada até novo aviso.

Calendário de jogo

Rodada de 16: 16-21 de fevereiro (sorteio: 14:00 CET, quinta-feira)

Finais (quartas de final, semifinais, final): abril / maio