Hernâni Pereira

Sporting bateu o Benfica e ficou com o título. Foto: Hernâni Pereira

O Sporting CP venceu o SL Benfica, por 7-2, conquistando a décima Supertaça de Futsal Placard da sua história. A partida foi  no Multiusos de Gondomar. Numa partida em que só por uma vez estiveram em desvantagem, por 1-2, ainda na primeira parte, os leões foram mais fortes e alcançaram a vitória com gols de Cardinal, Cavinato (2), Miguel Ângelo, Guitta (2) e Pany Varela. Bruno Cintra e Tayebi apontaram os gols dos encarnados que, anda assim, não conseguiram evitar a derrota frente aos atuais campeões europeus.

Numa cerimônia protocolar em que vencedores e vencidos fizeram questão de se saudar desportivamente, os leões levantaram o troféu. Na lista de vencedores, depois do Sporting, com dez supertaças, o SL Benfica soma oito troféus. Miramar FC, GDC Correio da Manhã, AR Freixieiro, CD Instituto D. João V e Boavista FC têm um triunfo na prova. Na cerimônia final estiveram presentes Fernando Gomes, Presidente da FPF, Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Miguel Afonso e Sílvio Cervan, dirigentes de Sporting e Benfica, respetivamente.

O Presidente da FPF, Fernando Gomes, endereçou “felicitações ao Sporting Clube de Portugal por mais esta conquista no futsal”, deixando “uma palavra de reconhecimento ao Sport Lisboa e Benfica por valorizar um espetáculo que uma vez mais engrandeceu o futsal português”. O líder federativo sublinhou “o devido agradecimento à Câmara Municipal de Gondomar e à Associação de Futebol do Porto” pela realização do evento.

Nuno Dias, treinador do Sporting

“Houve algo que fez toda a diferença: a nossa eficácia nos momentos bons. Tinha dito na antevisão do jogo que existiriam momentos em que cada equipa estaria melhor. Quem melhor se adaptasse a isto, iria sair vencedor. Felizmente, o Sporting conseguiu sofrer, unir-se e superar-se na dificuldade e só permitiu que o Benfica marcasse por duas vezes. Por outro lado, nas fases em que estivemos claramente por cima, fomos eficazes e conseguimos dilatar a vantagem no marcador”

“Falta continuar a ganhar tudo e não paramos por aqui. A palavra proibida no balneário é manter. Se vamos só manter, os outros quando subirem vão ultrapassar-nos. Queremos sempre mais. Depois do próximo jogo [diante do Modicus, para o campeonato], vamos ter Taça da Liga, ‘final four’ da Liga dos Campeões, Taça de Portugal e ‘play-off’. Queremos ganhar estes jogos e ser líderes da fase regular. Não paramos de querer ganhar sempre. De preferência, jogando bem e fazendo bons espetáculos para chamar mais adeptos”.

Pulpis, treinador do Benfica

“Houve um jogo antes e depois da expulsão. Dentro de um jogo equilibrado, estávamos a ser ligeiramente melhores. Tivemos minutos fantásticos, controlámos muito bem o Sporting e tivemos muito mérito ao primeiro golo sofrido.

“A partir do cartão vermelho [ao Jacaré], perdemos a cabeça. É certo que o empate 2-2 chegou a poucos segundos de terminar a situação de inferioridade numérica, que defendemos bastante bem. Com 50 segundos para jogar, cometemos um erro que não tem justificação e jamais se pode cometer a este nível. Se somos capazes de jogar 17 minutos a um nível altíssimo, temos de seguir assim, mas desaparecemos do jogo”

Ficha de Jogo

Sporting CP (cinco inicial): Guitta, João Matos Cap), Cavinato, Merlim e Erick.

Jogaram ainda: Gonçalo Portugal, Tomás Paçó, Zicky Té, Pauleta, Waltinho, Bernardo Paçó, Pany, Caio Ruiz e Miguel Ângelo.

Treinador: Nuno Dias

SL Benfica (cinco inicial): Diego Roncaglio, Afonso Jesus, Robinho (cap.), Chishkala e Tayebi

Jogaram ainda: André Sousa, Martim Figueira, Nilson, Silvestre Ferreira, Arthur, Rafael Henmi, Jacaré, Fits, Carlos Monteiro, Rômulo e Bruno Cintra

Treinador: Pulpis