O Sporting conquistou neste domingo a Liga dos Campeões de Futsal pela primeira vez, ao vencer o anfitrião Kairat por 2-1 na final realizada em Almaty, no Cazaquistão. Um gol de Cavinato, que desviou chute de Cardinal, deu vantagem aos leões no primeiro minuto do segundo tempo. A 13 minutos do fim, Merlim fez o 2-0 através de um chute que surpreendeu o goleiro Higuita.

UEFA

Sporting celebra inédito título da UEFA. Foto: UEFA

Douglas reduziu para os cazaques a dois minutos e vinte segundos do apito final. O Kairat tentou tudo para chegar ao empate, mas Guitta, com uma grande defesa com 30 segundos para jogar, segurou a vantagem leonina e confirmou o título europeu para os leões.

No final do jogo, o treinador Nuno Dias não conseguiu evitar algumas lágrimas, abraçando de forma efusiva todos os elementos da equipe técnica. O presidente do Sporting, Frederico Varandas, acompanhou ao vivo no Cazaquistão este grande feito da equipe leonina e abraçou um a um toda a delegação na cerimônia da entrega das medalhas e da taça. Nesta altura foi entoado no recinto o hino do Sporting “O mundo sabe que”, música que foi cantada por todos os jogadores.

UEFA

Goleiro Guitta, ex-Intelli e Corinthians, teve atuação destacada na campanha do título europeu pelo Sporting. Foto: UEFA

A muitos quilômetros de distância, em Lisboa, os leões abriram as portas do Pavilhão João Rocha para os torcedores que quiseram acompanhar ao vivo a transmissão televisiva do jogo que se realizava no Cazaquistão. E também houve festa. A equipe leonina chega a Portugal nesta segunda-feira depois do almoço.

A formação lisboeta chegou à final ao eliminar os espanhóis do Inter Movistar, por 5-3, vingando as derrotas nos encontros decisivos nas últimas duas temporadas. O Kairat, campeão em 2012/13 e 2014/15, eliminou nas semifinais o FC Barcelona, por 5-2.

Até atingir esta fase da competição, o Sporting começou ao se classificar com o segundo lugar do Grupo 4, atrás do Kairat Almaty e à frente de Lidselmash Lida (Bielorrússia) e Feniks (Kosovo). Na etapa seguinte, os leões impuseram-se no Grupo C da Ronda de Elite, prevalecendo sobre o Benfica, os russos do Sibiryak e os croatas do Novo Vrijeme.

UEFA

Brasileiros, Guitta, Alex, Léo Jaraguá, Rocha e Dieguinho entre os campeões pelo Sporting . Foto: UEFA

Além das finais de 2016/17 e 2017/18, ambas frente ao Inter Movistar, o Sporting tinha perdido no jogo decisivo diante dos italianos do Montesilvano, em 2010/11. Os verde e brancos foram ainda semifinalistas nas edições de 2001/02, 2011/12 e 2014/15. Até este domingo, o único clube português a conseguir sagrar-se campeão europeu de futsal tinha sido o Benfica, em 2009/10. O Inter Movistar é o emblema mais laureado a nível europeu, com cinco troféus (2004, 2006, ainda sob a designação de Boomerang Interviú, 2009, 2017 e 2018).

O Barcelona, entretanto, conquistou este domingo o terceiro lugar na Liga dos Campeões de futsal, ao vencer o Inter Movistar, até aqui bicampeão em título, por 3-1, em Almaty, no Cazaquistão.