Em 2016, o Corinthians, enfim, pôde soltar o grito de campeão da LNF pela primeira vez. Após seis eliminações seguidas em semifinais, o Timão passou à inédita decisão, onde não tomou conhecimento do poderoso Magnus, do craque Falcão. Com duas vitórias (3 a 2 em Sorocaba e 5 a 2 em São Paulo), o Timão levantou a taça sem dar muitas chances ao rival.

Deives fala sobre o título do Corinthians na Liga Nacional de Futsal 2016 

Neste sábado, às 09h, o SporTV, reexibirá a partida disputada na noite do dia 12 de dezembro de 2016 no Parque São Jorge – também haverá outra reprise às 20h no SporTV3. O jogo será o 17° episódio da série Especial SporTV Futsal.

– É inexplicável esse título. Com 40 anos eu sou assim, emoção pura. Não gosto de perder, nunca fui o melhor jogador, mas sempre fui muito competitivo. Agradeço a muitas pessoas, uma delas é o Ferretti, hoje no Magnus, mas que me trouxe para cá. Eu até pensei em parar de jogar, mas ele falou “volta, Vandão”. Segui a minha intuição e hoje estou aqui – afirmou Vander Carioca após a conquista.

Rodrigo Coca

Jogadores do Corinthians fazem a festa após o título da LNF 2016. Foto: Rodrigo Coca

Geração promissora dita o ritmo

Apesar de ter tido o veterano Vander Carioca como um dos protagonistas do título, o Corinthians de 2016 contou com uma geração de novatos, formada pelas revelações Arthur, Leandro Lino, Edgard, Marcel e Rocha, que se juntaram aos experientes Guitta, Leandro Caires, Pepita e Deives, que viria a ser o artilheiro e MVP da competição. Além dos já citados jogadores, o Timão tinha ainda o remanescente Douglas Nunes e multicampeão Índio, que buscava o seu sétimo título pessoal de LNF aos 41 anos.

Vander Carioca relembra o título do Corinthians na Liga Nacional de Futsal 2016

Comandada pelo técnico André Bié, a mescla entre juventude e experiência demorou um pouco a embalar. Na primeira fase, o Timão passou apenas em quinto, atrás de Orlândia, Marechal Rondon, Atlântico.

Rodrigo Coca

Leandro Lino, uma das revelações da temporada. Foto: Rodrigo Coca

No mata-mata, porém, o Alvinegro mostrou a sua força ao despachar o Umuarama nas oitavas (vitórias por 5 a 1 e 4 a 2) e Atlântico (empate em 2 a 2 e vitória por 7 a 2). Restava a semifinal, o grande trauma corintiano. Do outro lado estava a Assoeva, que havia feito a oitava melhor campanha na primeira fase.

Após um empate em 1 a 1 em Venâncio Aires-RS, o Timão tratou de despachar o fantasma com uma contundente vitória por 5 a 2 no Parque São Jorge. Com a classificação garantida, era hora de se preocupar com o Magnus, que eliminara Jaraguá, Orlândia e Marechal Rondon no mata-mata.

Rodrigo Coca

Deives com a Bola de Ouro de melhor jogador da LNF 2016. Foto: Rodrigo Coca

Vitórias contundentes na final

Apesar de ser um estreante em decisões de LNF, o Corinthians tratou de se impôr diante do Magnus, semifinalista no ano anterior e campeão em 2014. Na primeira partida da final, o time do craque Falcão abriu 2 a 0 na Arena Sorocaba. Só que Rocha, Deives e Índio trataram de dar a vitória de virada ao Timão, que ficou a um empate do título.

O triunfo fora de casa movimentou a fiel, que esgotou todos os 6 mil ingressos colocados à venda para a partida de volta no ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge. Empurrado pela sua massa de torcedores, o Corinthians abriu o placar aos 13 minutos, quando Pepita serviu Leandro Caires, que tocou no canto do goleiro Tiago.

Danilo Camargo

Virada no jogo de ida deixou o Timão a um empate do título. Foto: Danilo Camargo

O Magnus não demorou a empatar. Após boa jogada de Neguinho, Falcão apareceu livre na área para fazer 1 a 1. A pouco mais de um minuto do fim, porém, Rodrigo fez falta dura em Vander Carioca e recebeu o cartão vermelho, deixando o Magnus com um jogador a menos até o intervalo. Logo na primeira jogada, Vander recebeu na esquerda e tocou por baixo de Tiago para fazer 2 a 1, placar da etapa.

O segundo tempo começou com o Magnus marcando na quadra de ataque, e o Corinthians explorando os contra-golpes. Na primeira descida corintiana, Pepita saiu na cara de Tiago, mas tocou em cima do goleiro rival. Em seguida, foi a vez de Deives desperdiçar boa oportunidade em novo contra-ataque. A bola mais uma vez ficou com Tiago. Aos cinco, porém, não teve jeito. Deives recebeu na frente e não perdoou, marcando o terceiro gol do Corinthians.

Marcos Ribolli

Festa corintiana no Parque São Jorge. Foto: Marcos Ribolli

Perdido em quadra, o Magnus não demorou a levar o quarto. O gol saiu aos nove, com Marcel. Abatido, o time visitante não teve forças para reagir, e os 10 minutos finais passaram a ser apenas protocolares. A sete minutos do término, o técnico Fernando Ferretti lançou Falcão como goleiro-linha numa última esperança de um milagre. Aos 17, Daniel diminuiu para 4 a 2, mas a reação parou por aí. Para fechar o caixão sorocabano, Deives ainda marcou o quinto nos segundos finais. O título corintiano já estava mais que sacramentado.

Leandro Lino fala sobre a conquista da Liga Nacional de Futsal 2016 pelo Corinthians

Leandro Caires fala sobre o título do Corinthians na Liga Nacional de Futsal 2016

Índio relembra o título do Corinthians na Liga Nacional de Futsal 2016