FIFA

Jogador em ação pelo Cazaquistão. Foto: FIFA

“Um amigo me convidou para jogar um torneio amistoso em Dubai em 2017”, começou Leo Higuita ao FIFA.com. “Havia um cara mais velho na minha equipe. “O jogo começou… Uau. Ele foi fenomenal. Ele era careca. Imaginei que ele tinha cerca de 33, 34 anos. Pensei: ‘Que pena não o ter visto há dez anos’. “Depois do jogo, conversamos sobre isso e aquilo e perguntei-lhe quantos anos ele tinha. ‘Eu tenho 24’. Meus olhos brilharam. Peguei meu telefone e liguei para Kairat. Eu disse: ‘Você simplesmente tem que contratar esse cara.’ ”De qualquer forma, isso é o suficiente para o goleiro que virou olheiro que virou contador de histórias. É hora de ouvir o homem que, em poucos anos, se transfigurou de um jornalista semi-profissional pouco conhecido em um dos melhores jogadores do planeta em sua posição e estrela dos recentes campeões da UEFA Futsal do Sporting. Liga.

Veja AQUI os gols da vitória do Cazaquistão.

FIFA.com: Você acredita que tudo isso aconteceu em tão pouco tempo?

Taynan: Eu fico me perguntando quando vou acordar. É difícil de acreditar. Estou vivendo um sonho. A Copa do Mundo… cara, é inacreditável. A organização, tudo aqui é excepcional. Não sei dizer quantas mensagens tenho recebido. É impossível responder a eles. Sinto-me realizado, mas quero ir cada vez mais longe nesta competição.

Qual é o objetivo do Cazaquistão neste torneio?

Estamos cientes de nossas limitações, mas estamos muito confiantes. Temos vindo muito desde que cheguei ao Cazaquistão. Nossa meta é terminar entre os quatro primeiros. Estamos muito confiantes de que podemos fazer isso. Sabemos o quanto vai ser difícil, estamos indo passo a passo, mas queremos chegar às semifinais e ver o que podemos fazer a partir daí. Os favoritos são sempre os mesmos … Brasil, Espanha, Irã, Rússia, Portugal. Não estamos na frente da fila, mas estamos lutando para ser um pacote surpresa como a Argentina foi em 2016.

Uma chave no primeiro jogo. Um belo gol e uma assistência na segunda. Você deve estar muito satisfeito com seu desempenho nesta Copa do Mundo de Futsal da FIFA ™?

Estou muito feliz, mas ainda não estou no meu melhor. Peguei o COVID um pouco antes do torneio, tive que ficar 15 dias em quarentena sem poder treinar. Realmente tirou de mim. Tem sido muito difícil, mas, aos poucos, estou chegando lá.

Seu filho Kaynan tem três anos. Ele tem assistido o papai na TV?

(chora) Desculpe, não posso evitar (chora mais um pouco). Eu fico tão emocionado pensando sobre isso. Ele sempre assiste meus jogos, comemora meus gols. Sempre que estou na quadra, é para ele, para minha família. Obviamente, também para o Cazaquistão, porque eles me fizeram sentir em casa, eles são ótimas pessoas e merecem isso. Mas estou sempre pensando em Kaynan. Para ele poder dizer, quando tiver idade para entender, que o pai dele jogou uma Copa do Mundo (chora) … Não tenho palavras para o quão orgulhoso, o quão emocionado isso me deixa.

O que você acha de Higuita?

Higuita é um fenômeno. Como ele brinca, ele é uma lenda! (risos) Mas ele é genuinamente uma lenda para nós, um ídolo para todos. Não foi o Melhor Goleiro do Mundo cinco vezes à toa. Saber que temos Higuita na baliza nos dá uma enorme confiança. Ele fez coisas extraordinárias pelo futsal no Cazaquistão. Ele é o ídolo definitivo. Tenho o maior respeito por ele como jogador, pessoa e amigo.

Você já jogou com Higuita e Guitta. Quem você considera o melhor goleiro do mundo?

Que honra. Que honra conhecer e ter jogado ao lado desses dois goleiros excepcionais. Quando eles estão em seu jogo, é inacreditavelmente difícil de passar por qualquer um deles. Todo mundo diz o mesmo. Algumas das defesas que eles fazem são alucinantes. É muito difícil para mim dizer isso – meu coração está genuinamente dilacerado – mas direi que Higuita se esquiva porque ele também é incrível com a bola aos pés.

E quanto ao Douglas?

Para mim, ele é o melhor zagueiro do mundo. Nada passa por ele. Ele é nosso homem de ferro. Quando você tem Douglas e Higuita atrás de você, essa é a equipe de segurança final. Douglas é outro ídolo do futsal cazaque e mundial, outra inspiração para muita gente – para mim também. Eu aprendo muito com ele diariamente. Ele é outro fenômeno.

Quem você considera os três melhores jogadores do mundo?

Na minha opinião, Ferrao, Pito e Merlim. É uma pena que a Itália não esteja aqui para Merlim mostrar seu talento, mas para mim esses são os três que, individualmente, são mais capazes de vencer jogos.

Por fim, se você tivesse que apostar agora, quem vai ganhar a Bola de Ouro adidas e quem será o campeão?

Sinceramente, não acho que ninguém impeça o Ferrao de ganhar a Bola de Ouro, mas acredito que podemos nos tornar campeões. Graças a Deus eu tenho muita fé – meu pai sempre me ensinou a acreditar. O Brasil é o grande favorito, mas estou muito confiante de que o Cazaquistão pode se tornar campeão.