O Jaraguá Futsal volta às quadras no próximo mês pela segunda fase da Liga Nacional de Futsal 2015. A equipe terminou a primeira fase na quarta colocação, com 33 pontos: dez vitórias, três empates e seis derrotas. O técnico da equipe, Sergio Lacerda, esperava uma melhor classificação, mas aponta um bom desempenho do grupo.

Após conquistar a Taça Brasil, a equipe começou com força total a LNF 2015. A primeira derrota veio no sexto jogo, para Blumenau, por 2 a 0, fora de casa. Mas o baque maior foi o rompimento do tendão do pivô Keko, no final de abril. Segundo Lacerda, o jogador estava em uma boa fase na equipe e era fundamental em momentos decisivos.

29.06 jaragua– Saímos da Taça Brasil com um time homogêneo, com dois quartetos fortes para se revezar entre os tempos. Ao longo da competição, ficamos com o time desfalcado por lesões e perdemos partidas nas quais poderíamos ter conquistado os três pontos – revela Lacerda.

O comandante do Jaraguá Futsal acredita que faltou regularidade nos jogos para uma melhor classificação. No entanto, a defesa do time foi considerada uma das melhores na primeira fase da LNF.

Para a segunda etapa, a equipe terá em quadra os atletas que ficaram afastados por lesões e não participaram de alguns jogos. Como é o caso de Caio, Vitor Hugo e Willian. Nas próximas duas semanas, os jogadores também terão treinos para o campeonato Catarinense. Lacerda destaca que o ritmo frenético de viagens é o fator determinante para o cansaço dos jogadores.

– As viagens demoram entre oito e 12 horas, e a soma disso é o que cansa a equipe. Os jogos são tranquilos porque eles estão acostumados com esforço físico. E sabemos que temos mais três meses de competição em que cada jogo será como um final – afirma Lacerda.

“Trabalhando no limite”, como define Lacerda, a equipe terá que manter o emocional sob controle para enfrentar times bem estruturados e partidas difíceis. O técnico aponta todos os rivais como fortes, mas revela que Corinhtians e Orlândia têm melhor estrutura e podem tirar vantagens disso.

– Nos próximos meses, vamos respirar futsal, apenas isso. Os atletas terão que ter cuidado redobrado para aguentar a pressão dos jogos. Espero que o Keko também possa se juntar na fase do mata-mata.

Keko está em recuperação há dois meses

O pivô André Thiago Grahl, o Keko, vive uma rotina marcada por fisioterapia. Ele rompeu o tendão de aquiles e passou por uma cirurgia há dois meses. Desde então, a ansiedade de voltar às quadras é marcada pelo esforço na recuperação.

– O médico e a equipe envolvida na minha recuperação estão surpresos com minha evolução. Na semana passada, voltei a andar sem apoio de muletas.

O objetivo do time é que Keko volte a jogar nas quartas de final da Liga, se a equipe se classificar. Ele afirma que se sente angustiado por não ajudar, apesar de elogiar o desempenho dos colegas.
– O Jaraguá Futsal me deu total apoio, até de um nutricionista para manter o peso – conta.

Notícia: Jornal de Santa Catarina
Imagem: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS