O futsal catarinense tem se destacado nos últimos anos pela tradição das equipes e os resultados alcançados. Atualmente, Tubarão e Jaraguá disputam o jogo da volta das Quartas de Final da LNF2019. O confronto ocorre neste domingo (10), às 20h, na Arena Estener Soratto, em Tubarão (SC). O duelo marca também o encontro entre treinadores que têm como caraterística a forma amigável e comprometida de liderar um grupo: Thiago Raupp, do Tubarão, e Lucas Chioro, do Jaraguá.

Iully Ribeiro/ Paulo Sauer

Thiago Raupp e Lucas Chioro comandam equipes tradicionais na LNF2019 . Foto: Iully Ribeiro/ Paulo Sauer

Thiago Raupp, também conhecido como Gordo, foi jogador do Tubarão no período de 2008 à 2011. Depois se transferiu ao Kuwait. Após encerrar a carreira, o profissional seguiu no futsal e assumiu o Tubarão na metade de 2017. Um ano depois, ele levou a equipe ao inédito título do Campeonato Catarinense. Também é o responsável por colocar a equipe em três finais consecutivas de Jogos Abertos. “Joguei em Tubarão, sou apaixonado pela cidade, que tem pessoas acolhedoras. Atualmente, poder representar a cidade como técnico do Tubarão Futsal, seja em competições estaduais ou nacionais, é realmente gratificante”, disse.

A liderança de quadra ocorre agora fora dela. Thiago Raupp é um treinador que se comunica facilmente com os atletas e tem uma filosofia de jogo aplicada. “A força do grupo é um diferencial do Tubarão, assim como a manutenção do plantel do ano passado. Nós perdemos o Evandro, lesionado, mas mesmo assim estamos conseguindo ter bons resultados. Cada um sabe das responsabilidades e também que o clube se faz forte pelo trabalho coletivo”, completou.

Já o técnico Lucas Chioro está quatro meses no comando do Jaraguá Futsal. Ele já dirigiu o São José, Corinthians, Campo Mourão e também teve uma passagem como treinador no futsal chinês. No Jaraguá, o desafio é de manter a equipe catarinense entre as maiores vencedoras do futsal brasileiro. “Com o trabalho de todos estamos conseguindo colocar o Jaraguá nas condições que esse clube merece. Estar em um clube de respeito e tradição é sempre muito importante, mas precisamos fazer valer essa tradição com excelência”, destacou.

O Jaraguá fez prevalecer o fator casa no jogo de ida das Quartas de Final e venceu o Tubarão, por 4 a 2. Agora, a equipe comandada por Lucas Chioro tem a vantagem do empate no tempo normal para ficar com a vaga. “Estamos trabalhando muito para o jogo da volta, pois vamos enfrentar um adversário conhecido e teremos que ter tranquilidade, além de sabedoria para alcançar a classificação”, revelou Chioro.

Em caso de vitória do Tubarão, o jogo vai à prorrogação. Caso o confronto se encaminhe ao tempo extra, o Tubarão terá a vantagem do empate por ter obtido melhor campanha na primeira fase. Quem passar de Tubarão e Jaraguá enfrenta na semifinal o ganhador de ACBF x Pato.