Regionalizada em 2020 em virtude da pandemia, a LNF irá conhecer em dezembro o grande campeão nacional. Paralela a maior competição de futsal do Brasil, os torneios estaduais também irão sagrar os melhores de cada região antes da virada do ano.

Roni Muller

Assoeva está na final do Campeonato Gaúcho. Foto: Roni Muller

No Rio Grande do Sul, duas das três maiores forças não disputam o estadual, que será decidido entre Assoeva e Passo Fundo. Na Liga Gaúcha, a briga pelo título está entre oito times. Nas quartas de final a ACBF encara o Horizontina, enquanto o Atlântico pega a AFUCS.

Os vizinhos catarinenses definiram os oito melhores após a rodada do estadual no último final de semana: Blumenau x Tubarão, Jaraguá x Concórdia, São Lourenço x Joaçaba e Curitibanos x Joinville. Como o estado atravessa um momento de aumento de casos de Covid-19, não foram definidas as datas nem os locais dos enfretamentos. Os clubes aguardam decisão dos órgãos de saúde e de governo.

Sávio James

Blumenau ficou em primeiro na classificação do Catarinense. Foto: Sávio James

Subindo no mapa, o Paraná, estado com maior número de representantes na LNF, tem os seis clubes divididos entre a Liga Paraná e a Série Ouro. O Pato pediu licença da Liga e acabou eliminado na primeira fase do estadual. Nas quartas de final da LPF, Marreco e Chopinzinho ainda não jogaram. Nos demais confrontos nos jogos de ida, Dois Vizinhos 3 x 2 Cascavel, Palmas 1 x 2 Marechal e Campo Mourão 3 x 2 Siqueira. Pela Série Ouro, a rodada de ida já foi realizada: Chopinzinho 1 x 3 Umuarama, Mocelin 2 x 4 Campo Mourão, Foz Cataratas 2 x 2 Marreco e Marechal 1 x 6 Cascavel.

Nilton Rolin

Marreco e Foz Cataratas disputam as quartas de finais no Paraná. Foto: Nilton Rolin

Em São Paulo a situação é semelhante, porém com o funil mais apertado. No Campeonato Paulista, o Magnus está garantido na decisão e aguarda o vencedor do duelo São José x AABB. No jogo de ida deu AABB, 4 a 1 na capital paulista. Pela Liga, a Intelli Tempersul, precocemente eliminada da LNF, encara na semifinal o Taubaté. Quem avançar, decide o título diante do ganhador de Pulo do Gato e Barão de Mauá.

Guilherme Mansueto

Magnus está na final do Campeonato Paulista. Foto: Guilherme Mansueto

Na região centro oeste, as atenções maiores estão com o Brasília. Não pelo estadual, mas pela Copa do Brasil. O time da capital federal precisa reverter a vantagem do Ceará, que venceu fora de casa por 5 a 2 o primeiro jogo da semifinal da competição. Em Minas Gerais, enquanto o Praia Clube encerrou as atividades na temporada, o Minas aguarda a definição das datas do torneio metropolitano para voltar às quadras.