FPF

Euro 2022 está ao alcance de Portugal. Foto: FPF

A Seleção Nacional de futsal de Portugal pode garantir na próxima segunda-feira a classificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022.

Classificam-se diretamente para a fase final os primeiros colocados dos oitos grupos, assim como os seis melhores segundos classificados de todos os grupos. Com os Países Baixos já qualificados enquanto país anfitrião, o 16.º país presente na fase final será encontrado num play-off a disputar entre os dois piores segundos classificados dos oito grupos.

Portugal soma oito pontos no Grupo 8 e caso consiga vencer ficará com 11 pontos que lhe permitirão, desde logo, garantir o apuramento como primeiro classificado do Grupo 8 ou um dos melhores segundos classificados de todos os grupos, pois mesmo que perca o último jogo conseguirá sempre melhor registo que os segundos classificados dos grupos 5 e 7.

Um triunfo neste primeiro encontro diante dos nórdicos também poderá significar o primeiro lugar do Grupo 8, caso República Tcheca e Polónia empatem no encontro de Praga agendado para sexta-feira. Em caso de igualdade pontual entre duas equipas o primeiro critério de desempate será o número de pontos obtidos no confronto entre as duas equipas empatadas e Portugal tem vantagem sobre Polónia e República Tcheca nas partidas do agrupamento.