O primeiro colocado do grupo C contra o primeiro do grupo A da 1ª fase da LNF 2021. Apenas essa informação dá o tamanho do duelo das semifinais entre Foz Cataratas e Magnus. Entretanto, o enfrentamento é muito mais do que isso. Depois de superarem dois adversários, cada um nos Playoffs, as equipes se encontram restando um passo para a final. Ou dois, se dividirmos o duelo entre a partida de ida, em Foz do Iguaçu, e a da volta, em Sorocaba.

Nilton Rolin

Foz Cataratas eliminou o São José na fase anterior. Foto: Nilton Rolin

“Nessa fase o fator importante é o nível de concentração. Mesmo com experiência, fica a ansiedade para poder chegar o dia do jogo e isso é natural do ser humano. Estamos procurando deixar os atletas bem à vontade. Sabemos a importância de chegarmos nesse momento’, explica Banana, comandante dos paranaenses. Domingo, a poucos metros de distância dele, estará o colega Ricardinho, que ainda comemora a classificação até aqui.

“Estamos muito felizes em estarmos entre os quatro melhores da Liga pelo quarto ano consecutivo. Isso é um feito e temos que comemorar muito. Um grupo que está acostumado a chegar, mas que quer fazer mais história.”

De fato, o Magnus fez e faz história. Atual campeão invicto, o time tenta o bicampeonato. Mesmo que conheça o caminho até a decisão, o ex-jogador e treinador do time sorocabano têm ciência de que pela frente terá um osso duro de roer. Dentro e fora das quatro linhas.

Guilherme Mansueto

Ricardinho comanda o Magnus em mais uma semifinal de LNF. Foto: Guilherme Mansueto

“O Foz Cataratas dispensa comentários. Um time com um grande treinador e que sabe como ninguém usar o fator casa. Sabemos como é importante ir bem no primeiro jogo. Vamos encarar uma torcida apaixonada. É um time que cresceu muito na competição e por isso imagino que teremos dificuldades. Eles têm uma transição muito rápida, usam o jogo de pivô muito forte. Vai ganhar quem for ao ginásio ou acompanhar esse grande jogo pela TV.” Elogio de um lado, retribuição do outro.

“Acho que primeiro, o fato de estarmos entre as quatro melhores do país já motiva bastante. E claro, enfrentando o time do nível do Magnus, dispensa comentários o clube, os atletas, sua comissão técnica e toda a estrutura. Eles são uma equipe com conquistas nacionais e internacionais e não é à toa”, alerta Banana.

O primeiro jogo entre as duas equipes será no próximo domingo, a partir das 11h, na cidade da tríplice fronteira. A volta será na segunda-feira, dia 29, às 18h, em Sorocaba. Por ter melhor campanha na fase de grupos, o Magnus, além de decidir em casa, tem vantagem no duelo. Em caso do mesmo placar nos 40 minutos, na prorrogação, joga por novo empate para ir à final. O confronto deste final de semana terá transmissão ao vivo do SporTV, TV Brasil, TV Cultura e LNFTV.