Orlando Bento MTC

Gerente de futsal Luiz Henrique Taveira, presidente Ricardo Santiago, vice-presidente Carlos Henrique Martins Teixeira e diretor de futsal Sergio Versiani. Foto: Orlando Bento MTC

A diretoria do Minas recebeu, na manhã deste domingo (21/2), no Minas I, o time minastenista que conquistou, de forma invicta, o título de campeão da Taça Brasil de Futsal, nesse sábado (20/2), em Tubarão (SC), com a vitória por 4 a 2 sobre o Foz Cataratas (PR). O presidente Ricardo Vieira Santiago, o vice-presidente Carlos Henrique Martins Teixeira e o diretor de futsal Sergio Versiani parabenizaram a todos da equipe e comemoraram com os jovens jogadores e com a comissão técnica a conquista do terceiro título do Minas na competição mais tradicional do futsal brasileiro (2002, 2012 e 2020). A taça é nossa!

O dia do título

Um dia que ficará marcado no coração e na memória da torcida minastenista. Assim como nas temporadas 2002 e 2012, a Taça Brasil de Futsal é do time da rua da Bahia. Em um jogo digno de grande final, o Minas superou o Foz Cataratas (PR) de virada, por 4 a 2, na manhã desse sábado (20/2). Com uma campanha histórica em Tubarão (SC), conhecida como a “cidade azul”, prevaleceram as cores do jovem time minastenista que conquistou, pela terceira vez, o título da competição mais tradicional do futsal brasileiro.

O fixo Gabriel Ferro, autor do primeiro gol da partida, afirma que a sensação de escrever o nome na história minastenista é indescritível. “O que estou sentindo com a conquista deste título é maravilhoso. Nós trabalhamos e lutamos muito para alcançar nosso objetivo”, afirma o atleta. Emocionado, o técnico Peri Fuentes destacou a importância do feito com a jovem equipe. “Começar a temporada com um título desta envergadura e de tanta tradição é excelente, então só tenho que parabenizar a todos”, comenta o treinador.

Com o título, o Minas garantiu acesso para a Supercopa e, após as comemorações, voltará às atenções para o próximo desafio que será disputado entre os dias 25 e 28 de fevereiro, em Sorocaba (SP). Também estarão na competição o Dois Vizinhos (PR), campeão da Copa do Brasil, e o Magnus (SP), campeão da Liga Nacional de Futsal (LNF). O vencedor da Supercopa automaticamente estará classificado para a continental Copa Libertadores de Futsal.

A campanha

Para se confirmar como tricampeão da Taça Brasil, o Minas construiu uma campanha consistente e enfrentou seis desafios, conseguindo cinco vitórias e um empate. Além de contar com o melhor ataque e a melhor defesa da competição, com 22 dois gols marcados e apenas quatro sofridos, o time minastenista se destacou por ter se classificado para os play-offs na liderança do Grupo A e por ter aplicado três goleadas sobre a AABB (SP), o Unidos do Cruzeiro (DF) e o Unidos do Alvorada (AM).

Antes de chegar à grande final, o Minas teve que enfrentar duas vezes o Tubarão, time que jogava em casa por ser o anfitrião da competição. Na primeira fase as equipes ficaram no empate sem gols, mas na semifinal a vitória foi mineira, por 2 a 1. Na grande decisão, mais uma vez a personalidade do jovem elenco do Minas, com média de idade de 20 anos, prevaleceu sobre o Foz Cataratas (PR), carimbando o título na história minastenista.

Taça Brasil de Futsal – Fase classificatória

14/2 – AABB (SP) 1 x 4 Minas – Tubarão (SC)

16/2 – Tubarão (SC) 0 x 0 Minas – Tubarão (SC)

17/2 – Minas 7 x 0 Unidos do Cruzeiro (DF) – Tubarão (SC)

Quartas de final

18/2 – Minas 5 x 0 Unidos do Alvorada (AM) – Tubarão (SC)

Semifinal

19/2 – Tubarão (SC) 1 x 2 Minas – Tubarão (SC)

Final

20/2 – Minas 4 x 2 Foz Cataratas (PR) – Tubarão (SC)

Orlando Bento

Equipe minastenista foi recebida pela diretoria no Minas I. Foto: Orlando Bento