A mudança de patamar iniciada em 2017 foi carimbada ao final de 2019. O bicampeonato da LNF conquistado pelo Pato colocou definitivamente o clube da cidade de Pato Branco, no Paraná, entre os grandes do futsal brasileiro. A conquista diante do gigante Magnus será recontada neste domingo. A partir das 11h será reprisada a primeira partida e, logo na sequência, a segunda, ao meio dia.

Yuri Gomes

Pato é o atual bicampeão da Liga Nacional. Foto: Yuri Gomes

A responsabilidade de defender o título da competição não pesou nos ombros do Pato na primeira partida da final. Campeão no ano anterior, o time paranaense fez valer o fator casa. A vitória de 3 a 2 no primeiro jogo abriu vantagem para finalíssima, em Sorocaba. Jogando no ginásio Dolivar Lavarda, a “Patolândia” fez a festa. O time abriu 3 a 0 no marcador, com gols de Hulk, Felipinho e Denner.

“A sensação foi inexplicável. Já na minha primeira Liga, de cara, poder fazer um gol é algo que não tem explicação. Sempre que eu revejo o jogo, eu me arrepio”, relembra Denner, do Pato, que levava para a segunda partida no interior paulista a vantagem do empate para a conquista do bicampeonato.

Do lado visitante, um atleta chamava a atenção durante toda a temporada. Leozinho, além de marcar um dos gols do Magnus – o outro foi de Éder Lima – se destacou também no confronto final da competição.

”Quem assistiu esse jogo, gostou do que viu. Duas equipes de alto nível fizeram um grande espetáculo”, recorda o jogador que, mesmo sem levar o título com a equipe, terminou 2019 em alta e relembra com serenidade o enfrentamento na decisão: “Foi um momento muito importante para mim porque eu, com apenas 20 anos de idade, chegar a uma decisão desse tamanho é algo de se orgulhar, é algo gigante. Independentemente do resultado adverso, eu tiro as coisas boas como aprendizado. Ter a emoção de marcar um gol na final é gratificante e ser escolhido a revelação da LNF é algo que nunca vou esquecer em toda a minha vida”, afirma o ala da equipe de Sorocaba.

Mauricio Moreira

Pato venceu o jogo de ida da final da LNF2019. Foto: Mauricio Moreira

Finalíssima em Sorocaba

Dias depois, um jogo para ficar para a história. Uma goleada de 6 a 0 na casa do adversário encerrou qualquer dúvida sobre a capacidade da equipe do Pato. Até quem não é muito de colocar a bola na rede, relembra a oportunidade.

“Eu que sou um cara que não faço muitos gols, aproveitei um passe do Neguinho e consegui marcar. Para mim foi memorável”, relembra o fixo Peru que realizou um desejo naquela decisão. “O título é algo que consagrou a minha carreira. Era algo que eu vinha sonhando desde quando comecei a jogar a LNF. Poder erguer a taça vestindo a camisa do Pato no final do ano foi maravilhoso”, completa. Para um outro jogador do Pato, a conquista teve um sabor ainda mais diferente. Além da Liga, Djony levou para a casa o troféu de melhor goleiro e craque da competição.

Mauricio Moreira

Djony, goleiro do Pato, foi eleito o Craque da LNF2019. Foto: Mauricio Moreira

“Para mim foi especial, pois não tinha esse prêmio ainda. Uma premiação individual também é importante para a nossa carreira. Foi um ano especial para mim, pois além do nascimento do meu filho, veio o título da Liga e as premiações individuais. Foi perfeito para mim”, lembra com carinho o goleiro Djony. Outro atleta premiado individualmente foi Di Maria, autor de dois gols na goleada. “A gente esperava um jogo bastante difícil, mas graças a Deus construímos gol a gol e ficamos próximos do bicampeonato. Pude também ser escolhido o melhor ala esquerdo da Liga”, relembra o jogador.

O torcedor poderá conferir domingo, a partir das 11h, as duas partidas das Finais da LNF2019. E, na próxima semana, começam as emoções da LNF2020, com transmissões ao vivo na TV Brasil, SporTV e LNFTV.