UEFA

Competição volta ao formato original na próxima temporada. Foto: UEFA

A UEFA Futsal Champions League 2021/22 vai regressar ao formato normal, com as rodadas preliminares, principais e de elite disputadas em mini-torneios num único local e finais com quatro equipes em abril, com o local escolhido assim que os candidatos forem conhecidos.

Quatro nações (Espanha, Portugal, Rússia e Cazaquistão) inscrevem-se em dois clubes cada e os oito representantes desses países – incluindo o campeão Sporting CP – estarão entre os clubes com os maiores coeficientes recebendo byes na rodada principal (o número exato dependendo do volume de entradas). As outras seleções começam na fase preliminar, sendo os sorteios das duas rodadas realizados na mesma cerimônia, realizada no dia 7 de julho.

Calendário

Sorteio da rodada preliminar e principal: 7 de julho

Rodada preliminar: 20-25 de agosto

Rodada principal: 12-17 de outubro

Sorteio da rodada de elite: 14:00 CET, 3 de novembro

Rodada de elite: 23-28 de novembro

Sorteio da final: TBC

Finais: 28/29 de abril e 30 de abril / 1 de maio (TBC)

Formato

Rodada preliminar (20-25 de agosto)

  • As equipes com a classificação mais baixa entram nesta rodada (o número exato determinado pelo nível de entradas).
  • As equipes serão sorteadas em grupos de quatro (com a classificação baseada no coeficiente e as equipes selecionadas previamente como anfitriões, sorteadas separadamente), com os vencedores dos grupos e possivelmente os melhores segundos colocados avançando para a rodada principal.

Rodada principal (12 a 17 de outubro)

Caminho A

  • O detentor do Sporting, os próximos 11 clubes melhor classificados e as equipas classificadas entre o 16º e o 19º lugar estarão envolvidos neste percurso.
  • Como no sorteio anterior, os times serão alocados em uma das quatro posições na seleção e quatro clubes foram designados como anfitriões e serão sorteados separadamente, mantendo suas posições na seleção. Não há proteção do país com outras restrições potenciais confirmadas antes do sorteio.
  • As três primeiras equipes em cada um dos quatro grupos avançam para a rodada de elite.

Caminho B

  • As equipes classificadas em 12º a 15º e 20º a 22º ou 23º (dependendo do número de inscrições) serão acompanhadas pelas eliminatórias da fase preliminar.
  • Tal como no sorteio anterior, as equipas serão atribuídas a uma das quatro posições de classificação e quatro clubes foram designados como anfitriões e serão sorteados separadamente, mantendo as suas posições de classificação; e outras providências serão decididas antes do sorteio.
  • Os vencedores de cada um dos quatro grupos avançam para a rodada de elite.

Rodada de elite

  • Os 16 clubes vão competir em quatro grupos de quatro, sorteados a 3 de novembro, com as classificações confirmadas antes do sorteio.
  • Os quatro vencedores dos grupos de 23 a 28 de novembro irão para a fase final.

Torneio final

  • O torneio final é um evento eliminatório de quatro equipes em um único local, disputado em 28 ou 29 de abril e 30 de abril ou 1º de maio. O local e as datas, inclusive para o sorteio, serão confirmados.