UEFA

Futsal é um dos esportes mais praticados no mundo. Foto: UEFA

O futsal é a forma de futebol de salão de pequenas dimensões reconhecida pela FIFA (a palavra é uma contração do espanhol ‘fútbol sala’). É jogado entre duas equipes, cada uma com cinco jogadores em campo ao mesmo tempo, com substitutos rolantes e uma bola menor do que o futebol, que é mais difícil e menos saltitante.

A pequena quantidade de espaço significa que os jogadores devem ter grande técnica e habilidade, e além de ser um esporte profissional por direito próprio com campeonatos nacionais e internacionais, também é considerado uma ferramenta de desenvolvimento para o futebol de 11 de cada lado.

Uma breve história do futsal

O que se tornou o futsal foi desenvolvido no Uruguai dos anos 1930 por um professor chamado Juan Carlos Ceriani, originalmente para jogar em uma quadra de basquete. Ao redigir as leis, ele considerou os tamanhos dos times de cinco e a duração da partida de 40 minutos no basquete, as dimensões do campo e do gol no handebol e as regras do goleiro no pólo aquático.

O jogo logo se espalhou pela América do Sul, onde as regras foram padronizadas e a primeira confederação internacional foi formada em 1965. Em 1989, a FIFA assumiu como órgão dirigente do esporte, realizando a primeira edição de sua Copa do Mundo em janeiro na Holanda, Brasil vencendo os anfitriões na final.

O primeiro torneio da UEFA aconteceu em 1996, vencido pela anfitriã Espanha, e seguiu-se um Campeonato da Europa de Futsal completo em 1999, com a vitória da Rússia. Oito times estiveram envolvidos nessas finais; em 2022, haverá uma competição de 16 equipes na Holanda, com 50 dos 55 membros da UEFA participando das eliminatórias. A Taça UEFA Futsal de clubes começou em 2001/02 e é agora a UEFA Futsal Champions League, combinando com as competições profissionais em grande parte do continente.

Em países como Brasil, Argentina, Portugal e Espanha, é normal que os jovens jogadores cresçam jogando futsal, e mesmo aqueles que mudam para o futebol atribuem suas habilidades ao jogo de menor porte – estrelas como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Neymar , Philippe Coutinho e Wissam Ben Yedder, que jogou futsal pela França antes de ser internacional por 11 de cada lado.

Posições de jogo

A natureza fluida do futsal significa que os jogadores de campo geralmente cobrem todo o campo, mas geralmente desempenham papéis principais.

Nem todas as formações utilizam todas as posições. Alguns jogadores são conhecidos como ‘Universais’ e podem preencher qualquer uma das funções.

Goleiro: Pode manejar a bola na área de pênalti, mas está mais engajado no jogo de campo do que no futebol, com o pequeno tamanho do campo tornando os lances importantes. Frequentemente, prenderá os dedos em vez de usar luvas para ajudar no lançamento.

Fixo: Normalmente é o último homem à frente do goleiro, mas também é importante para iniciar e juntar os ataques.

Ala: Geralmente os jogadores mais habilidosos e criativos, e cruciais tanto no ataque quanto na defesa.

Pivô: Normalmente o jogador mais avançado em campo. Seu trabalho não é apenas como artilheiro, mas como alguém que consegue segurar a bola de costas para o gol antes de lançar seus companheiros de equipe.

Competições europeias / mundiais de futsal

UEFA Futsal EURO (campeão Portugal)

UEFA Feminino Futsal EURO (campeã Espanha)

UEFA Sub-19 Futsal EURO (campeã Espanha)

Copa do Mundo de Futsal da FIFA (campeã Argentina)

Torneio olímpico juvenil masculino (campeão Brasil)

Torneio feminino das Olimpíadas da Juventude (campeão Portugal)

Clubes

UEFA Futsal Champions League (detentor do Sporting CP)

 

Regras e as principais diferenças do futebol

As equipes têm 14 times, dos quais cinco (incluindo um goleiro) podem estar em campo a qualquer momento, com substituições contínuas e ilimitadas.

As equipes podem substituir um goleiro regular por um “goleiro voador”; um jogador de campo com uma camisa especial com as cores de goleiro. A tática do estilo power play ajuda os treinadores a mudar de jogo e, especialmente, perseguir gols ao perder.

Cada tempo dura 20 minutos, com um relógio que para sempre que a bola está fora de jogo; ambos os treinadores também podem pedir um tempo de descanso de um minuto cada em qualquer ponto em qualquer tempo. Em Barcelona, ​​as semifinais e a final podem ir para a prorrogação, composta por dois períodos de cinco minutos. Se a pontuação estiver empatada depois de 50 minutos (ou 40 no play-off do terceiro lugar), uma disputa de pênaltis acontecerá a partir da marca de seis metros. Em uma recente mudança nas leis da FIFA, os pênaltis agora consistirão em cinco chutes cada antes de qualquer morte súbita, mais três vezes.

Pênaltis e cobranças de falta geralmente funcionam como no futebol. No entanto, uma vez que uma equipe tenha cometido cinco faltas em um tempo, para cada falta subsequente seus oponentes ganham um chute livre à baliza da segunda marca de grande penalidade, a dez metros de distância (geralmente conhecida como uma penalidade dupla). Se a falta estiver mais perto do gol, o chute pode ser executado de onde a infração ocorreu. No intervalo, as contagens de faltas são apagadas, mas não são apagadas antes de qualquer período da prorrogação, onde as faltas do segundo tempo ainda contam.

Há quatro árbitros: o árbitro na linha de lateral oposta aos bancos e um segundo árbitro na outra linha de lateral (ambos podem entrar no campo se necessário), um terceiro árbitro na mesa no meio do caminho para monitorar as substituições e contagem de faltas, e estabelecer contato com o outro oficial, o cronometrista.

Os jogadores são dispensados ​​por dois cartões amarelos ou vermelho direto e não participam mais da ação. Após uma expulsão, a equipe penalizada joga com um jogador a menos por dois minutos, a menos que sofra uma concessão durante esse tempo, caso em que retorna à força total imediatamente. O jogador que foi expulso, entretanto, não pode ser usado novamente.

Os jogadores podem entrar na área de grande penalidade e os goleiros podem sair, mas estes não podem voltar a tocar na bola depois de a terem eliminado (com tantos toques quantos quiserem) até que esta tenha passado para o meio campo adversário ou seja tocada por um adversário. As distâncias de gol devem ser lançadas, não chutadas.

Se a bola ultrapassar a linha lateral ou atingir o teto, o jogo é reiniciado com um chute inicial. Os gols não podem ser marcados diretamente de um chute inicial. Se a bola cruzar a linha lateral, isso resultará em um canto ou em um tiro de meta lançado pelo goleiro.

Para chutes de entrada, cobrança de falta, liberação de gol e cobrança de escanteio, o jogador com a posse da bola tem quatro segundos para reiniciar o jogo, que o árbitro contará com os dedos no ar. Se o jogo não for reiniciado dentro de quatro segundos, um tiro livre indireto será concedido à equipe adversária. O goleiro não tem permissão para controlar a bola por mais de quatro segundos em seu próprio meio-campo.

Equipes de maior sucesso

Espanha: Ganhou sete dos dez títulos seniores masculinos de futsal da UEFA, bem como duas Copas do Mundo de Futsal da FIFA e os primeiros campeonatos europeus feminino e sub-19 em 2019.

Portugal: Campeão do EURO Futsal depois de bater a Espanha na final de 2018.

Rússia: Venceu o Futsal EURO 1999 e atingiu quatro finais desde então; também vice-campeão da Copa do Mundo de 2018.

Itália: campeã europeia em 2003 e 2014, finalista da Copa do Mundo em 2004.

Brasil: Venceu cinco das oito Copas do Mundo.

Argentina: campeã mundial após derrotar a Rússia na final de 2016 na Colômbia.

Irã: conquistou 12 dos 15 títulos asiáticos de futsal e conquistou o bronze na Copa do Mundo de 2016, tendo se tornado a única nação além da Espanha a eliminar o Brasil, nas oitavas de final.

Clube europeu

Inter FS (ESP): Ganhou cinco Taças UEFA de Futsal (agora títulos da UEFA Futsal Champions League) e atingiu oito finais no total da competição de 19 anos.

Barça (ESP): Dois títulos da UEFA e anfitrião das finais de 2020.

Playas de Castellón (ESP): Venceu a primeira Taça UEFA de Futsal em 2001/02 e 2002/03, embora (agora a competir como Bisontes) já não esteja na primeira divisão espanhola.

Murcia FS (ESP): O mais antigo desafiante do Inter em Espanha (os seus cinco títulos são superados apenas pelos 14 do Inter) e anfitrião da primeira Taça UEFA de Futsal a quatro equipas em 2007, terminando como vice-campeão no ano seguinte.

Kairat Almaty (KAZ): O único não espanhol duas vezes campeão da UEFA; eles participaram das finais de quatro equipes um recorde oito vezes desde que o formato foi introduzido em 2006/07.

FC Dynamo (RUS): Vencedor da Taça UEFA de Futsal em 2007 e vice-campeão em outras cinco ocasiões. Recordista de 11 vezes campeão da Rússia, mas após dificuldades financeiras o clube, com sede durante grande parte de sua história em Moscou, deixou de existir em junho.

Dinamo Moskva (RUS): Nada a ver com o Dínamo, mas liderada pelo futuro presidente desse clube, Konstantin Eremenko, Dina dominou o futsal russo na década de 1990 e teve muito sucesso nas competições não oficiais que antecederam o lançamento da Taça UEFA de Futsal em 2001/02. Alcançou as quatro finais da UEFA em 2014/15.

Benfica & Sporting CP (POR): Estes vizinhos de Lisboa têm uma rivalidade pelo menos tão intensa como os seus companheiros de clube de futebol, tendo vencido todos os campeonatos portugueses desde 2003. Ambos têm um título da UEFA em seu nome, Benfica em 2010 e Sporting em 2019, sua quarta aparição final e o terceiro recorde consecutivo (embora tenham caído antes dos quatro últimos na defesa de sua coroa).

Lendas

Falcão: Geralmente considerado o maior jogador do esporte, marcou 401 gols em 258 jogos pelo Brasil, vencendo as Copas do Mundo de 2008 e 2012.

Manoel Tobias: Com mais de 300 internacionalizações e quase o mesmo número de gols pelo Brasil, uma parte importante dos vencedores das Copas do Mundo de 1992 e 1996. Seus 19 gols na edição de 2000 ainda são um recorde e sua contagem de 43 gols em Copas do Mundo é superada apenas pelos 48 de Falcão (ninguém mais tem mais de 30).

Konstantin Eremenko: O pivô prolífico da Rússia, cujos 11 gols na vitória do UEFA Futsal EURO de 1999, e um total de 44 na competição, incluindo a fase de qualificação, podem nunca ser derrotados. Ele marcou bem mais de 1.000 gols em sua carreira, 122 pela Rússia e 972 pelo clube russo dominante na década de 1990, Dina Moskva. Forçado a se aposentar em 2001, ele se tornou presidente do FC Dynamo no ano seguinte e supervisionou sua ascensão ao destaque europeu, mas morreu de um ataque cardíaco em março de 2010.

Luis Amado: Ganhou duas Copas do Mundo e cinco EUROs de Futsal como goleiro da Espanha, bem como três Copas UEFA de Futsal pelo Inter. Amado é considerado por muitos o maior No1 da história do esporte. Aposentado em 2016.

Schumacher: Apelidado em homenagem ao goleiro alemão, mas um zagueiro no futsal que esbanjava classe, Schumacher ajudou o Brasil a vencer a Copa do Mundo de 2008 contra a Espanha, onde passou 11 anos como jogador pelo Inter, vencendo três Copas UEFA de Futsal.

Javi Rodriguez: Seus dois pênaltis nos últimos dez metros deram à Espanha a vitória na Copa do Mundo de 2000 e ele continuou a ajudá-los a reter o título em 2004 e levantar quatro EUROs de Futsal. Capitão de longa data do seu país, também conquistou a Taça UEFA de Futsal pelo Castellón e pelo Barça. Agora um treinador de sucesso.

Kike: Ao lado de Amado e Javi Rodriguez na geração de ouro da Espanha, Kike foi um defensor de habilidade e visão tática. Aposentou-se em 2014 com duas Copas do Mundo e cinco EUROs em seu crédito, além de vários títulos nacionais com o Murcia.

Ricardinho: ‘O Mágico’ tem uma tatuagem de Falcão e o lateral português é frequentemente colocado entre parênteses com o brasileiro no panteão do futsal. Ainda adolescente, estreou-se em Portugal e chegou à final da Taça UEFA de Futsal de 2003/04 pelo Benfica, a quem ajudou a erguer o troféu em Lisboa em 2010. Depois de passagens pelo Japão e pela Rússia, ingressou no Inter em 2013 e ajudou-os a duas UEFA. Sucessos da Taça de Futsal em 2017 e 2018, entre muitos outros títulos; agora com ACCS na França. As exibições espetaculares de Portugal em torneios culminaram com a vitória no UEFA Futsal EURO 2018, com Ricardinho como melhor marcador de sete golos.

Ortiz: Outra parte importante do sucesso da Espanha com quatro títulos do Futsal EURO, bem como as coroas da UEFA com o Inter em 2009, 2017 e 2018. Mudou-se com Ricardinho para a ACCS. Um zagueiro que costumava rodar com Kike e agora é o jogador com mais partidas pela seleção espanhola, com 200 na mira.