Lucas Pavin

Jaraguá depende só de si para classificar. Foto: Lucas Pavin

Chegou o momento mais decisivo para o Jaraguá na primeira fase da Liga Nacional. Na noite desta sexta-feira (30), o aurinegro fecha sua participação no Grupo C, contra o Umuarama, às 18h, na Arena, em jogo que pode sacramentar sua sobrevivência na competição.

E para se garantir entre os classificados, basta uma vitória simples no confronto de logo mais, que terá transmissão da LNF TV. Com 11 pontos, a equipe de Lucas Chioro ocupa o quinto lugar e pode até ultrapassar a Assoeva, que é quarta colocada, com 13, mas ainda com dois jogos a fazer.

Quem também tem partidas a menos e segue na briga é o Joaçaba, que hoje é lanterna, com 8 pontos, mas pode chegar a 14, o que deixaria a decisão para o critério de saldo de gols – caso o Jaraguá vença o time paranaense -, que hoje é favorável ao aurinegro (-2 a -6).

Caso isso seja revertido, o time de Jaraguá do Sul se classifica, na pior das hipóteses, como melhor sexto colocado, já que ninguém dos outros grupos reúne condições de chegar a essa pontuação nesta posição.

Mas toda essa projeção só será válida se os comandados de Chioro fizerem sua parte diante do Umuarama, que aparece na terceira colocação da chave, com 15 pontos, e já está classificado.

“Oscilamos demais dentro dos jogos na Liga. Estamos tentando corrigir e melhorar. Sabemos que é um problema da equipe, mas não pode se tornar crônico e tem que ser resolvido contra o Umuarama. É o nosso limite para buscar esse equilíbrio”, destacou o técnico Lucas Chioro.

Essa inconstância durante a competição fez o treinador trabalhar principalmente o aspecto emocional nos últimos dias. Afinal, o elenco não esconde a frustração de não ter se colocado em uma situação melhor nesta última rodada, onde prometem “dar o sangue” para colocar o Jaraguá no mata-mata.

“Focamos muito na parte emocional, porque vai ser um jogo nervoso. É uma final, sem valer título, mas sim uma classificação. Não cumprimos nossos objetivos, pois já queríamos estar classificados e muito por culpa nossa. Temos que ser responsáveis pelo momento que o Jaraguá se encontra. Mas só dependemos de nós, isso é importante. O jogo é em casa e vamos jogar nossa vida na competição. Então a expectativa é fazer uma grande partida e vencer”, finalizou Chioro.

Outras probabilidades

A esperança do elenco, diretoria e torcida é que o Jaraguá vença o Umuarama para não precisar depender de uma combinação de resultados para chegar às oitavas de final.

Porém, do outro lado, está uma das sensações da atual edição da Liga, que inclusive, venceu o aurinegro no turno, por 3 a 1, no Paraná.

Mesmo que o time visitante apronte na Arena, a equipe jaraguaense terá condições de se classificar. Veja abaixo todos os cenários, em caso de tropeço dos donos da casa.

Empate contra o Umuarama

Para passar em 5° lugar

– Campo Mourão não pode vencer o Pato

– Joaçaba teria que somar apenas uma vitória nos jogos contra Assoeva e Umuarama, ou no máximo quatro pontos (uma vitória e um empate) e sem tirar a diferença atual de quatro gols de saldo.

Para passar em 6° lugar

– Não há chances, já que a Intelli, do Grupo A, fechou sua participação, com 12 pontos e três vitórias, que é o primeiro critério de desempate. Nesse cenário, o Jaraguá terminaria com duas vitórias, ou seja, estaria eliminado. Isso sem contar as equipes do Grupo B, que ainda tem jogos a cumprir.

Derrota para o Umuarama

Para passar em 5° lugar

– Campo Mourão teria que perder para o Pato

– Joaçaba teria que somar no máximo dois pontos contra Assoeva e Umuarama, ou vencer apenas uma das partidas, sem conseguir tirar a diferença atual de quatro gols de saldo.

 

Veja os jogos dos três times que lutam pela vaga no Grupo C

Sexta-feira (30/10) – 18h – Jaraguá x Umuarama

Sexta-feira (30/10) – 20h – Joaçaba x Assoeva

Domingo (01/11) – 11h15 – Pato x Campo Mourão

Domingo (01/11) – 11h15 – Joaçaba x Umuarama