Aos 44 anos, Vander Carioca está de volta ao futsal. Dois anos e meio após aposentar-se das quadras atuando pelo Corinthians, o pivô fechou um contrato para vestir a camisa do Magé-RJ, equipe que acaba de ser criada. Vander – que vinha exercendo a função de diretor sub-20 do Timão – firmou contrato para também ser gestor do time da Baixada Fluminense. O compromisso com o novo clube será válido por quatro anos, e a previsão é que Vander atue como jogador por apenas uma temporada.

O anúncio do retorno às quadras será feito pelo próprio Vander em uma live com o craque Falcão nesta quarta-feira, às 19h. Campeão da Liga Nacional de Futsal em 1997 pelo Atlético-MG e 2016 pelo Corinthians, o pivô disputou as Copas do Mundo de 2000 e 2004 pela seleção brasileira.

À princípio, o Magé disputará apenas competições regionais em 2021. O intuito de Vander e dos dirigentes locais é pleitear uma vaga na LNF a partir do próximo ano. A última vez que uma equipe do estado do Rio disputou a Liga foi em 2014 com o Cabo Frio. Campeão em 2000, o Vasco é o único clube carioca a faturar a competição.

Para montar a sua equipe, o Magé conta com o apoio da prefeitura e de patrocinadores locais. À princípio, o time deve mandar seus jogos na própria cidade, localizada a 62km do Centro do Rio em trajeto terrestre.

A última passagem de Vander pelo futsal do Rio aconteceu nos anos de 2010 e 2011, quando o pivô vestiu a camisa do Petrópolis. Ele também atuou por Rio Miécimo, Flamengo e Vasco.

Yuri Gomes

Vander Carioca fez história com a camisa do Corinthians. Foto: Yuri Gomes