FIFA

Venezuela comemora campanha no Mundial. Foto: FIFA

Rafael Morillo está se esforçando para permanecer calmo. No entanto, toda vez que ele fala sobre as duas vitórias que levaram a estreante Venezuela às oitavas de final da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021 ™, ele solta uma risada satisfeita. Minutos antes da entrevista pós-jogo com o FIFA.com , o apito final soou sobre a dura vitória por 1 a 0 sobre a Costa Rica, que gerou grandes comemorações nos bastidores. Certos jogadores apontaram para o céu, enquanto outros derramaram uma ou duas lágrimas na alegre realização do que haviam alcançado.

Morillo aliviou um pouco a tensão soltando alguns gritos altos e depois deu um abraço sincero em cada um de seus companheiros de equipe e treinadores. Ele faz questão de enfatizar os dois fatores que foram essenciais para a La Vinotintosucesso na Lituânia: solidez defensiva em campo (sofreu apenas um golo, à nação anfitriã) e um sentimento de unidade com isso. “Trabalhamos juntos há muitos meses e fizemos muitos sacrifícios, mas gradualmente ficamos melhores e melhores”, disse ele. “Somos uma equipa honesta e trabalhadora que deixa tudo de fora no campo.”

O caminho para a primeira participação da Venezuela na Copa do Mundo de Futsal não foi fácil. Com as potências tradicionais da Argentina, Brasil e Paraguai tendendo a conquistar três vagas nas eliminatórias, foi somente a partir de 2012 – e da expansão para quatro times da CONMEBOL – que eles começaram a lutar por uma vaga, embora a anfitriã Colômbia de 2016 os tenha vencido a ele para os dois torneios anteriores.

Apesar de perder para o Brasil nas semifinais e para o Paraguai na disputa do terceiro lugar pelas eliminatórias sul-americanas em 2020, o objetivo foi finalmente alcançado. “A campanha das eliminatórias sul-americanas é bem difícil, porque você enfrenta Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai”, disse Morillo. “Fizemos um ótimo trabalho nos últimos anos e conquistamos a oportunidade de nos classificarmos para esta Copa do Mundo.

Mais uma vez, seu rosto se ilumina ao refletir sobre o feito de sua equipe na Lituânia 2021 – uma cereja no bolo para o jogador de 28 anos em um ano que começou com ele fazendo as malas para jogar na Itália com o Citta Di, clube da Serie A Mestre. “Quando menino, sempre sonhei em jogar uma Copa do Mundo”, disse ele.

Morillo foi fundamental para estender ainda mais esse sonho em Kaunas na quarta-feira, não apenas marcando o único gol da partida, mas também – em um dos momentos mais memoráveis ​​da partida – drasticamente deslizando para negar o empate à Costa Rica no final do primeiro metade. “Do ponto de vista pessoal, estou muito feliz com meu gol e aquele que salvei na linha”, disse ele. “Mas estou, como toda a equipa, aqui para lutar por cada bola até ao apito final.”

Morillo quer dar um passo de cada vez, com um confronto com o Cazaquistão fechando a fase de grupos no sábado. Ambas as equipes têm seis pontos após duas partidas, então uma vitória daria aos venezuelanos a primeira posição no Grupo A e, no papel, um empate mais manejável nas oitavas de final.

“Agora precisamos voltar nossos pensamentos para o Cazaquistão, para ver se conseguirmos terminar no topo de nossa seção ”, disse ele. “Então veremos quem conseguiremos nos últimos 16 anos.” Antes de tudo isso, ele tem uma palavra para os fãs leais da Venezuela, um pequeno mas expressivo grupo que, muito ciente da forte tradição de futsal de seu país, aplaudia continuamente seus heróis na Arena Kaunas. “Estamos muito felizes e orgulhosos de ter o apoio deles”, disse ele. “Eles vêm de todo o lado para nos apoiar. É maravilhoso ouvi-los nas arquibancadas e ver nossa bandeira. Estamos muito gratos.

Assista AQUI aos gols da vitória da Venezuela. Hiperlink:

”E quanto a todos os torcedores assistindo pela televisão em casa durante os intervalos para o almoço? “Haverá uma festa!” exclamou Morillo. “Eles têm acompanhado de perto o nosso progresso. Esta vitória é para eles e peço-lhes que continuem acreditando que lhes traremos ainda mais alegria. ” Ele concluiu, claramente com pressa para terminar a entrevista: “Não consigo parar de pensar em fazer uma videochamada no meu telefone para minha esposa e filho”. Enquanto ele se afasta, o largo sorriso do goleiro exala uma mistura de emoção e nervosismo, um reflexo apropriado da noite histórica da Venezuela na Copa do Mundo de Futsal. e peço-lhes que continuem acreditando que lhes traremos ainda mais alegria. ” Ele concluiu, claramente com pressa para terminar a entrevista:

“Não consigo parar de pensar em fazer uma videochamada no meu telefone para minha esposa e filho”. Enquanto ele se afasta, o largo sorriso do goleiro exala uma mistura de emoção e nervosismo, um reflexo apropriado da noite histórica da Venezuela na Copa do Mundo de Futsal. e peço-lhes que continuem acreditando que lhes traremos ainda mais alegria. ” Ele concluiu, claramente com pressa para terminar a entrevista: “Não consigo parar de pensar em fazer uma videochamada no meu telefone para minha esposa e filho”. Enquanto ele se afasta, o largo sorriso do goleiro exala uma mistura de emoção e nervosismo, um reflexo apropriado da noite histórica da Venezuela na Copa do Mundo de Futsal.