FIFA

Seleção do Vietnã vai disputar o Mundial. Foto: FIFA

Apesar de disputar apenas a segunda Copa do Mundo de Futsal da FIFA , o capitão do Vietnã, Tran Van Vu, chega à Lituânia em 2021 com o objetivo de repetir a conquista histórica na Colômbia 2016.

Cinco anos atrás, um enigmático Vietnã levantou as sobrancelhas ao chegar às oitavas de final na estreia. Eles derrotaram a Guatemala por 4 a 2 na estreia, um resultado que os colocou como um dos melhores terceiros colocados, apesar de perder para o Paraguai (7-1) e Itália (2-0).

A competição volta a vê-los confrontados com fortes times de ninguém menos que o pentacampeão Brasil, além da República Tcheca e do Panamá, mas Tran afirma que sua equipe é capaz de avançar novamente para a próxima fase.

“Não é preciso dizer que estamos em um grupo difícil e o adversário que enfrentamos é mais forte do que o da Colômbia em 2016”, disse o jogador de 31 anos ao FIFA.com. “Mas não somos mais estreantes e com nossa experiência [da última Copa do Mundo de Futsal], esperamos poder emular nosso sucesso de 2016.”

Com Brasil e República Tcheca fortemente favoritos para avançar neste grupo, as esperanças do Vietnã são somar o máximo de pontos contra o Panamá, como Tran apontou.

“O Brasil é indiscutivelmente o favorito em primeiro lugar e a República Tcheca é muito forte – derrotou a Itália na qualificação. Mas o Panamá é uma equipe do mesmo nível que nós. Nossa equipe técnica fará táticas adequadas contra cada uma das seleções, para termos os melhores resultados possíveis . ”

Ascensão meteórica

A ascensão da reputação do Vietnã para se tornar um dos lados competitivos da Ásia é nada menos que meteórica. Lutadores até mesmo em competições regionais, os asiáticos do sudeste conquistaram o Campeonato AFC de Futsal de 2016 ao chegar às semifinais e marcar sua primeira qualificação para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA.

Notavelmente, Tran and Co surpreendeu o detentor do título Japão nos pênaltis em um confronto de tirar o fôlego nas quartas de final para avançar para a Colômbia em 2016. Tran marcou dois gols com os dois lados empatados por 4-4 após a prorrogação, mas na disputa de pênaltis que se seguiu, o Os vietnamitas mantiveram a calma para vencer por 2 a 1.

“Lutamos até o fim contra os campeões em título”, continuou Tran, refletindo sobre o triunfo memorável. “A vitória deu uma alegria enorme aos nossos torcedores. Recebemos mensagens de parabéns de casa ao longo daquela noite e não conseguimos dormir. Estávamos cientes de que o futsal vietnamita havia dado um grande passo em frente a nível internacional.”

Tran continuou em boa forma na Copa do Mundo de Futsal, convertendo uma cobrança de pênalti para selar a famosa vitória contra a Guatemala. “Foi realmente um momento para valorizar a representação de nosso país na Copa do Mundo de Futsal”, disse ele. “Foi muito emocionante alinhar e cantar o hino nacional antes da partida. E, claro, fiquei emocionado depois de marcar o pênalti [ contra a Guatemala].

“Nosso sucesso teve um grande impacto no desenvolvimento do futebol em nosso país. Hoje, o futsal ganhou popularidade crescente no Vietnã, com nosso campeonato nacional de futsal atraindo cada vez mais atenção e patrocínio. Na cidade de Ho Chi Minh, o treinamento de futsal está entre os currículos do ensino fundamental escolas.”

Matiz espanhol

Desejoso de elevar seu jogo a outro nível, o Vietnã desenvolveu uma conexão com potências mundiais, especialmente a Espanha. Bruno Garcia Formoso foi o primeiro técnico espanhol a emprestar sua expertise guiando a equipe à Colômbia em 2016. Em seguida, veio o compatriota Miguel Rodrigo, ex-técnico do Peru que treinou o Vietnã em 2017-19.

A nível individual, Tran também se inspirou bastante no futebol espanhol durante a sua curta passagem pelo O Parrulo FS. Produto do gigante local Thai Son Nam, Tran venceu a liga nacional de futsal seis vezes antes de ser transferido para o time espanhol em 2019.

“Estou muito grato ao meu clube, o Thai Son Nam, por me ajudar a me mudar para a Espanha. Graças à ajuda do treinador e dos companheiros de equipe [em O Parrulo FS], me adaptei rapidamente ao novo ambiente e durante o meu tempo e meio com uma estadia de um mês, ganhei experiência útil em termos técnicos e táticos. ”

Agora, a batuta de treinador foi passada para Phạm Minh Giang local, que passou vários anos trabalhando como assistente dos treinadores espanhóis. Sob ele, o Vietnã venceu o Líbano por duas mãos com gols fora (0-0, 1-1) para selar com sucesso seu retorno à Copa do Mundo de Futsal.

“O técnico Pham mostrou que é um bom treinador para liderar o time para a Copa do Mundo de Futsal. Sob ele, a equipe tem muitos jovens jogadores que são bons tanto em habilidade quanto em raciocínio. Como capitão, quero apoiá-los através minha experiência e tento ajudar a equipe a alcançar bons resultados. ”