Faltam menos de duas semanas para o começo da Copa do Mundo de Futsal. Chancelada pela Fifa desde 1989, a competição teve sete edições até o momento, sendo que em quatro delas a final foi a mesma: Brasil x Espanha.

Para o torneio deste ano, que ocorre na Colômbia, as duas maiores potências seguem como principais favoritas. A lista de convocados, contudo, apresenta caminhos opostos na montagem das duas seleções.

Getty Images

Brasil e Espanha são rivais históricos

Serginho Schiochet convocou 14 jogadores de nove equipes diferentes. Tem sete atletas que atuam no futsal nacional e outros sete que atuam fora do país, em lugares como Rússia, Portugal, Cazaquistão e Espanha. O Magnus/Sorocaba é quem tem mais representantes, com três: o goleiro Tiago, o fixo Rodrigo e o ala Falcão.

Na Espanha, por sua vez, três equipes concentram 12 dos 14 jogadores convocados pelo técnico José Venancio. São quatro atletas do Barcelona, quatro do El Pozo Murcia e quatro do Inter Movistar.

Nas últimas 15 edições do Campeonato Espanhol, um destes três times terminaram como campeões. A maior rivalidade é entre Barcelona e Inter, time “une” as torcidas de Real Madrid e Atlético, como mostrou o ESPN.com.br em junho.

“Com certeza é uma coisa que ajuda muito eles, é uma seleção muito entrosada. Independente da rivalidade dos clubes, juntos ele são uma seleção muito unida”, disse Bateria, brasileiro do Barcelona que já atuou no Inter/Movistar.

Falcão concorda e ressalta que o Brasil terá que tirar essa diferença nestes dias de preparação.

“Não repetimos a convocação em nenhum momento, e até pelo calendário estamos indo para a Copa com uma seleção que nunca jogou junto. Mas nos outros anos também foi assim, e com a qualidade do Brasil, aproveitando bem esses 15 dias, acho que fará com que possamos chegar bem para brigar pelo titulo”.

O Brasil estreia na Copa do Mundo de Futsal no dia 11 de setembro, quando enfrenta a Ucrânia. Um dia depois, é a vez da Espanha pegar o Irã em um jogo que promete ser um dos melhores da primeira fase da competição.