A ACBF é a maior vencedora da Liga Nacional de Futsal, com cinco títulos ao todo. O time de Carlos Barbosa mantém a tradição no futsal, sendo exemplo de estrutura, gestão, formação de jovens talentos. ACBF é também a atual campeã da Libertadores da América e da Liga Gaúcha de Futsal.

Ulisses Castro

Técnico Marquinhos Xavier comanda a ACBF em mais uma temporada do futsal brasileiro. Foto: Ulisses Castro

Para a atual temporada, o time segue sob o comando do técnico Marquinhos Xavier, que também dirige a Seleção Brasileira de Futsal. “É sempre um desafio permanecer em Carlos Barbosa, estou indo para minha sexta temporada. Talvez, a ACBF seja a equipe que mais se espera, que mais é cobrada por resultados positivos em função de ser a maior vencedora da Liga Nacional. Também temos uma condição de trabalho muito boa e esperamos fazer uma excelente campanha, ir o mais longe possível, não fugindo do favoritismo, lidando com a pressão e tendo muito prazer em trabalhar aqui”, comentou Marquinhos Xavier.

Em relação aos atletas, a base do elenco foi mantida, valorizando a experiência de jogadores como Gian Wolverine, Lé, Bruno Souza, Mithyuê e Valdin. Quem também permaneceu no elenco foi o pivô Darlan, que chegou ao time na última temporada, após brilhante passagem pelo futsal do exterior e já está readaptado ao futsal brasileiro.

Marquinhos Xavier também falou sobre o trabalho. “Mudamos algumas situações do ano passado para este ano, mas tudo dentro de um protocolo previamente estabelecido. Acredito muito em um bom início na Liga Nacional e aos poucos vamos ajustando outras questões”, comentou o treinador.

Segundo o ala Valdin, eleito o craque da LNF 2017, a expectativa sempre é a melhor. O jogador vai para a 16ª participação em uma edição de LNF. “A motivação é como se fosse a primeira, carrego um sonho antigo e pessoal de ser pentacampeão da LNF. Acredito que seja o momento e espero realizar o sonho com a camisa laranja”, disse.

Ulisses Castro

Valdin quer continuar fazendo história com a camisa da ACBF. Foto: Ulisses Castro

Valdin também falou do orgulho em defender a camisa da ACBF. “É uma camisa pesada, muitos craques vestiram essa camisa. É um motivo de orgulho defender as cores da ACBF, que é um clube movido a títulos. Espero continuar contribuindo para as conquistas e entrar para história por aqui também”, completou o ala.

Entre os reforços, a principal novidade é a chegada do ala Selbach. O jogador foi um dos destaques do Atlântico na última temporada, sendo Vice-Campeão da Liga Nacional de Futsal. Selbach também esteve em evidência na Taça Brasil de Clubes, na Supercopa e na Liga Gaúcha de Futsal durante o último ano.

Os jogos da equipe laranja são realizados no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa (RS). O ginásio conta com cadeiras plotadas na arquibancada para maior conforto dos torcedores. Os vestiários são modernos, assim como o departamento de fisioterapia e a sala de imprensa, tornando o Carlos Barbosa cada vez mais referência.

A ACBF estreia na LNF 2019 em 05 de abril, às 20h15min, contra o Campo Mourão, no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa (RS).