A história é a mesma das principais jogadoras de futebol de campo do Brasil. Milena Aparecida, de 17 anos, sofreu preconceito por ser uma mulher inserida em uma modalidade tradicionalmente masculina, superou a dor e hoje é o destaque do colégio Alvorada, que representa São Paulo no futsal dos Jogos Escolares. A competição reúne 3.800 alunos-atletas entre 15 e 17 anos, em 11 modalidades. Jogadora do Corinthians, Milena se destaca no campo e nas quadras:

20.11_fã_simi_futsal_1– Sempre teve aquele desconfiança de querer ser jogadora de futebol. Sou menina, né? Mesmo a gente tendo a Marta, as coisas são assim – disse a atleta, que é Fã de Simi, jogador da seleção brasileira de futsal e do Corinthians.

O técnico de Milena é Wagner de Oliveira, que a treina tanto na escola, como no Corinthians. Para ele, que foi jogador de futsal na década passada, o futuro dela é muito promissor:

– Pelo que eu vejo de atletas hoje, com essa idade, ela está muito na frente das outras atletas. Em dois ou três anos, vai ser a melhor do mundo no futsal – disse.

Milena é artilheira do Corinthians no Campeonato Paulista de futebol de campo e também no futsal, onde já joga no time sub-20. Nos Jogos Escolares, conseguiu levar seu time até a semifinal, que será disputada nesta sexta-feira. Ela relembra o início de carreira:

20.11_fã_simi_futsal_2-Não tinha dinheiro. Sou de uma família humilde, filha de pais separados. Moro com a minha mãe, meu padrasto e uma irmã de 2 anos. Hoje tenho uma bolsa de estudos do projeto do meu time, além de receber um ajuda de custo para treina todos os dias em dois períodos – disse.

A jovem promessa tem uma preferência pelo futsal, onde sonha em breve defender a seleção brasileira. O time nacional disputa, nesta semana, a Copa do Mundo, em que busca o hexacampeonato. Milena acompanha de perto:

– Claro que estou vendo o Mundial, elas são favoritas. Espero conseguir um dia estar com elas – disse.

Notícia: Guilherme Costa
Imagens: Roberto Custódio