Hoje o dia é de comemoração aos 35 anos de fundação da Associação Esportiva de Venâncio Aires – ASSOEVA, fundada em 02 de Agosto de 1982, pelo então secretário de Educação, Cultura e Desporto Prof. Almedo Dettenborn. Sua fundação tinha como objetivo organizar as competições amadoras do Município, principalmente futebol de campo e futsal.

Roni Müller

Equipe de futsal tem 15 anos

Em 2002, passou a competir no Campeonato Gaúcho de Futsal como um clube, montando uma equipe com atletas locais para a disputa da Séria Bronze (terceira divisão). A equipe de Venâncio Aires disputou o certame até o ano de 2005.

De 2006 à 2008 a equipe disputou a Série Prata e desde 2009, a Assoeva representa o município de Venâncio Aires na Série Ouro do Futsal Gaúcho. Logo na sua estreia na elite chegou até a final e faturou o vice-campeonato gaúcho, fato que se repetiu nos anos de 2010, 2014 e 2015.

Na temporada de 2010, a ascensão da Assoeva prosseguiu com o ingresso na Liga Nacional de Futsal. Atualmente a equipe está em franco crescimento e postula melhores colocações na Liga Nacional, além de projetar o retorno a final do Campeonato Gaúcho de Futsal – Liga Gaúcha. A atual diretoria aposta no trabalho de base através da participação no Campeonato Estadual Categoria Sub-20, além das escolinhas para os garotos menores.